Na edição desta segunda-feira, 17, o Programa da Hora recebe Scheila Daiana Fuck, sargento, comandante do Bombeiro de Botuverá e Caroline Delabona, atual diretora da Defesa Civil de Botuverá e bombeira comunitária.
Em destaque as inscrições para o curso de formação do programa Bombeiro Comunitário de Botuverá. Para tornar-se Bombeiro Comunitário a pessoa deve realizar o Curso de Bombeiros Comunitários – CBC – com uma carga horária de 414 horas/aula divididos entre disciplinas específicas, treinamento operacional e estágio dentro das unidades operacionais.
Primeiro Bloco – Programa da Hora
Segundo bloco – Programa da Hora
O curso é oferecido pelas Organizações de Bombeiro Militar do CBMSC conforme calendário local. Outros dois cursos são realizados pela corporação, o CBAE – Curso Básico de Atendimento a Emergências – CBAE. O curso é disponibilizado online no formato de Ensino a Distância – EaD. A proposta é capacitar com conhecimentos básicos a comunidade com foco em prevenção de acidentes domésticos, noções de primeiros socorros e prevenção de incêndios. O curso fornece certificado de conclusão e é pré-requisito para a próxima etapa.
E oTreinamento Básico de Atendimento a Emergências – TBAE – é o primeiro contato presencial do candidato a Bombeiro Comunitário com a corporação. As pessoas interessadas e certificadas no CBAE devem acompanhar os editais de Cursos ao Cidadão, publicados no site do CBMSC, e se inscrever na região que tem interesse em atuar como Bombeiro Comunitário.
O TBAE é um treinamento de 8 horas que visa colocar em prática os conhecimentos adquiridos anteriormente. Ao final do treinamento, os participantes são avaliados e a demonstração de aptidão os habilita para realização do Curso de Bombeiros Comunitários – CBC.
Orientações
Para realizar o curso, além das etapas anteriores, é necessário ter no mínimo 18 (dezoito) anos, apresentar certidão negativa de antecedentes criminais, apresentar atestado de sanidade mental e capacidade física e apresentar exame toxicológico.