A 3ª Companhia de Bombeiros Militar emitiu uma nota sobre o atendimento prestado no combate a incêndio em residência na rua Bucão Viana, no bairro Azambuja, no último sábado, 15.
Nota na integra, partindo da comunicação do sinistro.
14h58: horário da primeira ligação recebida pelo COBOM;
14h59: horário da segunda ligação recebida pelo COBOM;
15h01: acionamento remoto (por alarme) da guarnição de Brusque (quartel de Águas Claras);
15h04: início do deslocamento dos caminhões de combate a incêndio da OBM de Brusque (ABTR-114 e AT-38) em direção à ocorrência (“J9”);
15h16: momento em que os caminhões de Brusque chegam ao local da ocorrência (“J10”).
VI. Como se percebe, da 1ª ligação até a chegada das guarnições, foram 18 minutos. Do acionamento do alarme até a chegada, foram 15 minutos. Vale ressaltar que a referida ligação durou pouco mais de 1 minuto.
VII. Convém salientar que, pelo Google Maps, o tempo médio de deslocamento por carro, do quartel de Águas Claras ao local da ocorrência, é de 10 minutos (distância de 5,8 km). Já no caso da ocorrência sob exame, estamos falando de um deslocamento de um veículo de grande porte (caminhão), o qual precisa se dar de maneira cautelosa, a fim de evitar novas ocorrências (a exemplo de acidentes de trânsito de grande monta).
VIII. Ao lamentar a perda inestimável dos proprietários da aludida residência, reitero que o CBMSC é uma instituição que busca realizar o seu mister constitucional da melhor forma possível, visando a preservar vidas e o patrimônio alheio.