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segunda-feira, setembro 16, 2024
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Secretaria de Saúde anuncia medidas para melhorar atendimento nas Unidades de Saúde

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A Secretaria Municipal de Saúde anunciou medidas para readequar o sistema de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) em razão de reclamações constatadas pela pasta, através de usuários que recebiam negativas na hora do atendimento.  

Na última terça-feira, 11, o tema repercutiu na Câmara de Vereadores, em tom de cobrança dos vereadores de oposição. A problemática envolve o regramento de horário, com ampliação do funcionamento dos postos até às 19h, e um mapeamento de áreas para gerenciar o atendimento de usuários. No entanto, a maior queixa passou a ser o “limite de senhas e consultas ou que o atendimento era restrito a determinados turnos, de acordo com a rua de residência, entre outras informações incorretas”, frisou a secretaria.

Segundo a Secretaria de Saúde, em alguns casos, usuários eram informados erroneamente sobre o novo regramento. Em reunião na manhã desta quarta-feira, 12, um dia após fortes cobranças nos meios de comunicação, a equipe de governo se reuniu e anunciou medidas. O encontro reuniu a Secretaria de Saúde, Thayse Rosa, o prefeito André Vechi e o vice Deco Batisti.

Em nota divulgada pela Secretaria Municipal de Comunicação Social – SECOM, entre as orientações que serão dadas aos servidores que atuam nas unidades, será de que: em nenhum momento, um paciente deve ser encaminhado de volta para casa sem ser atendido, e todos devem ter seus procedimentos de urgência realizados, diz o comunicado.

Como medidas, o governo anunciou que “irá instalar câmeras nas recepções de todas as UBSs, a criação de uma ouvidoria específica para a Secretaria de Saúde, a instalação de placas informativas com o número da ouvidoria e a capacitação contínua dos profissionais com novas orientações”, destaca.

Outra frente de ação do Poder Executivo será o envio de um projeto de lei que estabelece penalidades mais duras para servidores que se recusarem a atender pacientes nas unidades, tornando o ato infração gravíssima.

“A gente não vai mais tolerar servidor que manda paciente para casa. Os avanços vêm sendo prejudicados por conta de uma minoria de servidores. Não existe mandar o paciente embora, é uma conduta errada. O paciente precisa ser atendido”, disse o prefeito André Vechi.

A as medidas não alteram o sistema tradicional de consultas e procedimentos agendados, mantendo o atendimento no horário e no dia marcado. No entanto, se um paciente chegar à unidade com alguma queixa, ele deve ser atendido conforme a ordem de chegada.

Foto/capa: SECOM – Prefeitura de Brusque.

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