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sábado, setembro 7, 2024
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Acadêmicos de Pedagogia da UNIFEBE apresentam Estatuto da Criança e do Adolescente a estudantes de Brusque

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Atividade foi desenvolvida pelo curso durante a Curricularização da Extensão

Mais de 900 estudantes do 5º ano da rede estadual de ensino de Brusque aprenderam com os acadêmicos de Pedagogia da UNIFEBE, sobre os direitos da criança e do adolescente no contexto escolar. A atividade “Criança Cidadã” é fruto da Curricularização da Extensão do curso que, neste semestre, teve como objetivo apresentar de forma lúdica nas escolas, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O trabalho envolveu todos os acadêmicos de Pedagogia da UNIFEBE e 30 professores da rede estadual de ensino.

O professor da UNIFEBE e articulador da atividade, Marcelo Noldin, explica que até chegar às escolas, os acadêmicos pesquisaram sobre o Estatuto e participaram de palestras e oficinas para aperfeiçoar suas habilidades ao apresentar o tema. Os estudantes produziram fôlderes, com linguagem adequada para a faixa etária e com figuras ilustrativas, visando facilitar a interpretação do material.  Por fim, as equipes planejaram uma aula de, aproximadamente, 25 minutos, que foi ministrada nas escolas estaduais de Brusque e região.

O grupo do calouro Samuel Ferreira abordou a temática na Escola de Educação Básica Francisco de Araújo Brusque. “A Curricularização da Extensão foi uma experiência incrível, ainda mais para a 1ª fase, sendo nossa primeira oportunidade de sair a campo logo no início do curso. Tivemos alguns desafios durante o desenvolvimento, entretanto, nos trouxe uma pequena amostra da realidade profissional no desempenho da função. Tudo isso foi muito enriquecedor e agregou conhecimentos valiosos para nossa formação”, revela o acadêmico.

Após aplicar na prática os conhecimentos, os resultados foram socializados pelas equipes entre as turmas de Pedagogia. “Foi notável o interesse dos acadêmicos pela temática e o compromisso em gerir e reproduzir o conhecimento adquirido. Na escola, o envolvimento das crianças e adolescentes mostrou um significativo progresso na conscientização acerca das informações abordadas nos fôlderes. Esse engajamento demonstra a eficácia do método empregado em promover uma compreensão mais profunda dos direitos estabelecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente”, avalia o professor Marcelo Noldin.

A temática da Curricularização da Extensão deste semestre, explica a coordenadora de Pedagogia da UNIFEBE, professora Eliane Kormann, teve enfoque na formação dos acadêmicos e das quase 900 crianças que participaram. “O projeto não finalizou após a aula ministrada pelos estudantes, pois, a criança, munida de informações poderá continuar essa formação com os pais/responsáveis, família, amigos e na própria escola. O exercício da cidadania passa pelo conhecimento dos nossos diretos e deveres, e debater o ECA, especialmente os direitos das crianças, se faz necessário para toda sociedade, diante de tantas privações dos diretos básicos que muitas delas ainda enfrentam”, conclui Eliane.

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