A elevação do nível do Rio Itajaí-Mirim movimentou o trabalho da Defesa Civil entre a noite de sábado e madrugada de domingo, 18/19. O volume de chuva nos municípios de Vidal Ramos e Botuverá, na madrugada de sábado, influenciou na subida do nível do rio em Brusque.
A Defesa Civil de Brusque divulgou uma primeira projeção que indicava o nível de 6 metros por volta das 15h30. O Estado de Alerta registrou que poderiam ocorrer alagamentos em baixo da ponte estaiada, localizada no Centro, nos fundos dos loteamentos EMA II e Santa Mônica, localizados no Bairro Limoeiro, além de alguns pontos da Beira Rio em ambos os lados.
No início da noite, a Defesa Civil, com base nas atualizações, projetou que o rio poderia atingir 6,40m após 23h30, mantendo-se com nível alto até o início da manhã, quando as projeções indicavam que o rio atingiria 6,50 metros.
O órgão atualizou quadro de alagamentos: Ema II e Santa Mônica, situado no Bairro Limoeiro, e em alguns pontos das beira-rio em ambos os lados, e também em alguns pontos dos bairros: São Luiz, Steffen, Bateas, Santa Rita, Santa Terezinha e Limoeiro, além do túnel do Terminal Urbano e o cruzamento com a rua Moritz Germano Hoffmann.
Acumulados
Nas últimas 24h:
Brusque: 52mm
Vidal Ramos: 172mm
Botuverá l: 147mm
Diante do quadro projetado: A Defesa Civil, via SECOM – Secretaria Municipal de Comunicação Social, divulgou: com a projeção, a água não deveria atingir nenhuma edificação.
A Defesa Civil de Brusque divulgou uma nova projeção. O Rio Itajaí-Mirim deve atingir 7,70 metros às 7h30 deste domingo (19).
Níveis de elevação durante a noite de sábado:
Nível do Rio Itajaí Mirim às 18h48 deste sábado (18):*5,92 metros
Nível do Rio Itajaí Mirim às 19h15 deste sábado (18):*6,06 metros
Nível do Rio Itajaí Mirim às 20h deste sábado (18):*6,30 metros
Um novo boletim foi divulgado às 21h: As projeções indicavam que o rio poderia atingir 6,70m após 23h mantendo-se com nível alto até o início da manhã.
Com esse nível, é provável que ocorra alagamentos no Ema II e Santa Mônica, situado no Bairro Limoeiro, e em alguns pontos das beira-rio em ambos os lados, e também em alguns pontos dos bairros: São Luiz, Steffen, Bateas, Santa Rita, Santa Terezinha e Limoeiro, além do túnel do Terminal Urbano e o cruzamento com a rua Moritz Germano Hoffmann.
Mesmo com o alagamento, a água do rio não deve atingir nenhuma residência.
Nível do Rio Itajaí Mirim às 23h30 deste sábado (18): 7,04 metros