No primeiro jogo da final do Campeonato Catarinense 2024, ano do centenário da competição, na tarde deste sábado, 30, o Brusque FC precisou empregar um grande esforço físico para diminuir a superioridade do Criciúma, melhor taticamente e tecnicamente em campo, no primeiro e no segundo tempo da partida, válida pelo jogo de ida da decisão do título do estadual. O jogo foi realizado no estádio Dr. Hercílio Luz, em Itajaí, para 3.473 torcedores.
O Tigre fechou a primeira etapa com 1 x 0 no placar, dominando o Marreco dentro das quatro linhas. Tobias Figueiredo marcou para o Criciúma após lance aéreo de bola parada. O Brusque, além não conseguir encaixar seu estilo de jogo, precisou lidar com o time carvoeiro “acesso” em campo, não facilitando nas ofensivas do quadricolor do Vale.
A dinâmica no segundo tempo não foi muito diferente. Criciúma aproveitou os espaços pelas laterais. Claudinho entrou na área para dominar a bola lançada e foi derrubado pelo goleiro Matheus Nogueira. O árbitro, Bráulio Silva, anotou pênalti – com conferência do V.A.R que sinalizou jogada legal sem impedimento. Felipe Matheus cobrou e acertou o canto oposto de Nogueira, colocando o Tigre em vantagem.
O Marreco precisou se expor para implementar um ritmo ofensivo. Entre os riscos, o Quadricolor do Vale teve um pênalti anotado, após toque de mão na bola. Guilherme Queiroz bateu forte, a bola espalmou no goleiro e entrou balançando a rede.
Com o 2 x 1 no placar, o Marreco, na tentativa de buscar a igualdade e avançou no seu esquema tático, equilibrando forças com o Tigre, que ainda se mostrava perigoso, principalmente no contra-ataque.
Correndo riscos o Brusque teve maior posse de bola e consequentemente correu mais campo, para tentar diminuir a diferença, enquanto sofria investidas rápidas do time do sul do estado. A partida na segunda etapa foi até aos 54 minutos. O Marreco não alcançou o objetivo diante do seu torcedor, como mandante. O Criciúma, com melhor desempenho, volta para o jogo em casa com a vantagem do empate, para ficar com o título. Em caso de vitória por gol, a decisão irá para cobrança de tiro livre direto na marca do pênalti.
A partida de volta será no próximo sábado, 6, às 16h30, no estádio Heriberto Hulse.
Ficha Técnica
Brusque 1 x 2 Criciúma
Fase: Final
Rodada: Ida
Data: 30/03/2024
Horário: 16:30
Árbitro: Bráulio da Silva Machado (SC)
Assistentes: Jhonny Barros de Oliveira (SC) e Bruno Muller (SC)
Cartões Amarelos: Brusque: Alex Ruan, Dionísio e Paulinho Moccelin
Criciúma: Marquinhos Gabriel e Eder
Gols:
Brusque: Guilherme Queiroz 30’/2T
Criciúma: Tobias Figueiredo 25’/1T e Fellipe Mateus 20’/2T
Estádio: Dr. Hercílio Luz (Gigantão das Avenidas)
Local: Itajaí
Brusque: Matheus Nogueira; Ronei (Luiz Henrique), Wallace, Ianson e Alex Ruan;
Madison (Dionísio), Marcos Serrato e Jhemerson; Diego Tavares, Olávio (Guilherme Queiroz) e Dentinho (Paulinho Moccelin). Técnico: Luizinho Lopes
Criciúma: Gustavo; Jonathan (Baltasar Barcia), Rodrigo, Tobias Figueiredo e Marcelo Hermes; Barreto, Higor Meritão (Eliédson), Fellipe Mateus (Trauco) e Claudinho;
Renato Kayzer (Marquinhos Gabriel) e Eder (Felipe Vizeu). Técnico: Cláudio Tencati
Foto/capa: Lucas Gabriel Cardoso/Brusque FC