Durante a solenidade de passagem do Comando-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) em Florianópolis, o governador Jorginho Mello, anunciou o decreto que institui a indenização de fardamentos aos policiais militares e bombeiros militares no estado.
“Com esse dinheiro o próprio militar tem autonomia para comprar sua farda diante da sua necessidade de renovação. Nosso objetivo é garantir conforto e agilidade na aquisição do fardamento dos bombeiros e policiais militares”, destacou Jorginho Mello.
Esta medida prevê que no mês do aniversário do militar estadual, o profissional receberá no contracheque uma indenização no valor de R$ 1.700,00 para aquisição de fardamento. Com isso, os bombeiros e policiais militares terão autonomia para comprar as peças de fardamento de que realmente precisam, resultando em melhorias na identidade visual das corporações e nas condições de trabalho.
“O governador hoje oficializa uma mudança de gestão importante para as corporações militares de Santa Catarina. Delega ao policial militar o gerenciamento e o cuidado com o seu fardamento, o que possibilita que todos possam estar equipados e protegidos como demandam as suas ações em favor do cidadão catarinense”, declara o Comandante-Geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa.
Este anúncio também traz benefícios para a gestão das corporações, uma vez que elimina a burocracia envolvida nos processos licitatórios de compra de fardamento, ou seja, resulta em mais militares disponíveis para a atividade operacional.
A assinatura foi realizada no Centro de Ensino Bombeiro Militar (CEBM), com a presença do governador Jorginho Mello, da vice-governadora, Marilisa Boehm e dos Comandantes-Gerais da Polícia Militar de Santa Catarina e Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.
Texto: Melina Cauduro – Jornalista do CBMSC
Imagens: soldado Eduardo de Souza
Novo comandante-geral do CBMSC, coronel Fabiano Bastos, é empossado em solenidade em Florianópolis
Na manhã desta quarta-feira, 31, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), passou a ter um novo Comando.
Foram empossados nesta solenidade o Comandante-Geral, coronel Fabiano Bastos das Neves, além do Subcomandante-Geral, coronel Jefferson de Souza e o Chefe do Estado-Maior Geral, coronel Vandervan Nivaldo da Silva Vidal.
O evento da passagem do Comando ocorreu em Florianópolis, no Centro de Ensino Bombeiro Militar, com a presença do governador Jorginho Mello.
Passagem de Comando
O coronel Fabiano Bastos das Neves é o 12º Comandante a assumir o mais alto cargo do CBMSC.
O coronel Fabiano de Souza deixou o cargo de Comandante-Geral do CBMSC após 1 ano e 1 mês na função. Ele passa a ser o Secretário da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil.
Durante o ato de passagem do Comando, o governador repassa a Espada de Comandante-Geral ao coronel Fabiano Bastos das Neves. Esta espada é de uso exclusivo do oficial nomeado para este cargo e é repassada a cada novo Comandante. Esta espada é diferenciada pelo formato, com a lâmina curva e em metal dourado, tendo os símbolos da corporação.
Na lâmina são registrados os nomes de todos os Comandantes-Gerais que a empunharam durante os períodos do Comando, com o objetivo de manter viva a memória da corporação.