18.6 C
Brusque
domingo, novembro 24, 2024
InícioNotíciasGeralDesfile do Presépio Vivo e Pelznickel encantam moradores de Guabiruba

Desfile do Presépio Vivo e Pelznickel encantam moradores de Guabiruba

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Momento foi muito aguardado por moradores e visitantes que esperavam em grandes grupos a passagem do desfile alegórico nas calçadas das ruas da cidade

Foi ao som das tradicionais músicas natalinas que os moradores de Guabiruba puderam prestigiar o tradicional desfile do Presépio Vivo e, que por mais um ano, contou com a participação da Sociedade Pelznickel. Na noite deste sábado (23), o desfile alegórico passou por diversas ruas da cidade e pôde espalhar a magia do Natal.

Com a presença de um grande público, os guabirubenses aguardavam ansiosos nas calçadas o desfile começar. Neste ano, o grupo iniciou a rota na rotatória do Lageado Baixo, seguiu pela Guabiruba Sul até a rotatória do bairro Imigrantes seguindo pela rua Brusque. Na sequência foi sentido ao bairro Pomerânia pela rua 10 de junho, finalizando na rua José Dirschnabel.

Rhael Kohler, um dos organizadores do desfile do Presépio Vivo, explica que a preparação inicia cerca de três meses antes do Natal e conta com diversas mãos para deixar tudo pronto para este momento.

“Assim como eu, outras cinco pessoas tomam a frente na organização, mas temos a ajuda de uma média de 15 pessoas para fazer um lindo desfile e isso faz total diferença. Neste ano, nós conseguimos finalizar com antecedência toda decoração, pois tivemos mais pessoas envolvidas que se dedicaram ao máximo para fazer um lindo desfile”, esclareceu Kohler.

Entre o grupo de cerca de 80 voluntários que fizeram o desfile do Presépio Vivo acontecer em 2023, está Kelvin Cristofer Cunha. Além de estar envolvido na preparação do desfile, o guabirubense também interpreta José.

“Estou há cinco anos participando do Presépio Vivo e é sempre uma alegria poder fazer parte desse momento. A convite de familiares eu comecei a colaborar e deste então nunca mais parei. Durante esses cinco anos, as pessoas mais velhas foram saindo e quem foi entrando foi desempenhando novos papéis. Já fui pastor, rei e agora interpreto José há três anos. Fazer parte desse momento me traz um sentimento de alegria e esperança, pois quando passamos pelas ruas vejo muitas pessoas sorrindo e chorando de felicidade, emocionadas com o momento. Então sinto que estamos fazendo bem não só para nós mesmos, mas para muitas outras famílias também”, declarou.

Pelznickel

Além da expectativa para acompanhar a representação do ápice da noite de Natal, que é o nascimento de Jesus, com o desfile do Presépio Vivo, o público também estava à espera dos temidos Pelznickels. Com a participação de cerca de 16 voluntários, a Sociedade do Pelznickel percorreu as ruas de Guabiruba mantendo viva a tradição do Papai Noel do Mato.

“Em mais um ano, nós estamos aqui participando desse momento tão importante, que dá ainda mais vida ao Natal. Além de trazer a alegria e emocionar os moradores com o desfile de representa o nascimento de Jesus, a Sociedade do Pelznickel também mantém viva a tradição do Papai Noel do Mato, que faz parte daqui, da nossa cidade. Então, hoje estamos participando desse momento graças a parceria que já é de longa data para deixar tudo ainda mais especial”, disse o presidente da Sociedade Pelznickel, Vandrigo Kohler.

Entre os voluntários, estava Lucas Wippel, que se caracteriza de Pelznickel para participar do desfile do Presépio vivo há oito anos. Segundo ele, fazer parte desse momento é trazer o personagem a vida de quem fez parte de sua infância, de manter viva a tradição.

“Esse já é o oitavo ano que participo do desfile junto com o Presépio Vivo e estar aqui é voltar a infância. Quando entrei e comecei a fazer parte da Sociedade do Pelznickel ainda lá em 2012 eu percebi a importância de preservar uma tradição, de como isso é bonito. Então hoje participando do desfile, consigo perceber que as pessoas esperam por esse momento e como conseguimos fazer um Natal diferente para elas, relembrando os momentos de criança e o verdadeiro sentido do Natal. Às vezes muitos acham que apenas assustamos as crianças, mas não é isso. Temos uma tradição e é ela que resgata o que é a essência. Os pelznickels são vestidos assim, com folhas e barbas de velho para mostrar que o Natal também é um pouco do que é a simplicidade do que tinha na casa do opa e da oma”, relembrou emocionado.

Ainda neste domingo (24), acontecerá o último desfile de 2023 da Sociedade Pelznickel, a partir das 14h pelas ruas de Guabiruba.

Publicidade
WhatsApp chat