Na tarde desta segunda-feira, 4, policiais civis da Divisão de Investigação Criminal – DIC de Brusque cumpriram mandado de busca e apreensão no bairro Bateas, Município de Brusque. Durante a diligência policial, foram localizados sete animais silvestres (três aves, dois saguis e duas cobras, sendo uma delas de origem estrangeira), os quais foram apreendidos, uma vez que o proprietário do imóvel não apresentou licença para tê-los.
Os animais apreendidos foram levados até a sede da DIC, onde fiscais da Fundação Municipal do Meio Ambiente – FUNDEMA avaliaram os animais e confirmaram que a posse dos animais estava ocorrendo de maneira ilegal.
Foi lavrado o procedimento policial pelo crime previsto no art. 29, §1º, inciso III, da Lei 9.605/98, e os animais apreendidos encaminhados para o órgão de proteção que irá fazer o tratamento preparatório para reintrodução dos animais na natureza, enquanto a jiboia e a cobra “corn snake” terão destinação específica, por não serem animais oriundos da região sul do Brasil.