Vidal Ramos amanheceu nesta quinta-feira, 16, com o registro de uma forte chuva torrencial, que causou alagamentos e prejuízos, principalmente na área central da cidade. Choveu 80mm em duas horas e carros foram arrastados pela força da correnteza. Conforme prefeito de Vidal Ramos, Nelson Back, a situação nesta manhã em Vidal já foi mais preocupante do que está neste momento, mas ainda está em estado de alerta. “Nosso rio, pela correnteza e velocidade, veio para a avenida com força total e, pela primeira vez na história, saiu da sua calha e veio para a principal avenida da cidade. Nesse momento está baixando bastante, porém, Botuverá e Brusque precisam se preocupar e ficar alerta, porque é muita água que vai descer”, alerta.
Acima da cidade, Vidal possui comunidades como São Domingos e Campestre que foram bastante alagadas, mas, o pior cenário foi registrado no Centro, devido à saída da calha para a Avenida Jorge Lacerda. “Depois temos o Salseiro, nas imediações do Clube Ipiranga, no Cervida há muita água também, mas o estrago pior é causado no Centro”, relatou o prefeito ao Jornal da Diplomata.
Brusque em alerta
Edevilson Cugiki, agente de Defesa Civil de Brusque, orientou à população, em live realizada no perfil oficial da Prefeitura de Brusque, na manhã desta quinta-feira, conduzida pela Secretaria de Comunicação Social, por volta das 9h30.
Conforme Cugiki, Vidal foi atingida por uma forte e torrencial chuva, superando os 80mm, causando vários prejuízos na cidade. “A princípio, nosso rio deve sair da calha hoje, atingindo as áreas já conhecidas e mais baixas. Para Brusque, tem previsão de chuva que, em alguns momentos, devem ser mais fortes e torrenciais”, alertou.
Ainda não é possível fazer uma projeção oficial, porque o rio ainda não estabilizou em Vidal Ramos. “O importante é que a população se mantenha atenta, pois o rio vai sair da calha em Brusque”, alertou. “Em Presidente Nereu e Botuverá há bem menos volume de chuva registrados”.
Este é o outubro mais chuvoso da história. Foram oito momentos em que o rio saiu da calha em Brusque. Para novembro também se espera um volume de chuva acima da média.
A previsão de chuva segue para o final de semana.