A presidente da ACIBR, Associação Comercial, Industrial de Brusque, Guabiruba e Botuverá, Rita Cássia Conti, falou ao Jornal da Diplomata na manhã desta sexta-feira, 01 de setembro. O destaque da entrevista foi o processo das eleições suplementares à Prefeitura de Brusque, que acontece neste domingo, 3, a cargo da Justiça Eleitoral.
A ACIBR em conjunto com o Conselho das Entidades discutiu temas de relevâncias e apresentou um ofício aos candidatos que concorrem ao pleito com demandas em vários segmentos para o desenvolvimento econômico e social. Outra frente de trabalho da ACIBR é pelo exercício do voto dos eleitores, que conforme o TRE-SC soma 95.403 pessoas aptas para votar no domingo. Sendo assim, a ACIBR, acompanha a Justiça Eleitoral, visando o menor número de abstenção nas urnas, em detrimento do pleito municipal.
Como e onde votar
Para votar, o eleitor que realizou o cadastramento biométrico e baixou o aplicativo e-Título poderá apresentá-lo para comprovar sua identidade. Para quem não realizou o cadastramento biométrico, é necessário apresentar um documento de identificação com foto.
São aceitos: carteira de identidade, carteira nacional de habilitação, carteira de trabalho, identidade social, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei e certificado de reservista.
A consulta ao local de votação pode ser feita também pelo e-Título, no site do TRE-SC ou pelo Disque-Eleitor, no número 0800 647 3888 — que também poderá ser utilizado para dúvidas gerais dos eleitores e funcionará no sábado (2), das 9h às 19h, e no domingo (3), das 7 às 20h.
O comparecimento é obrigatório para quem tem entre 18 e 69 anos e facultativo para jovens de 16 e 17 anos, quem tem 70 anos ou mais e para pessoas analfabetas. Ausências deverão ser justificadas pelo e-Título ou pelo Sistema Justifica.