A X Mostra de Arte e Cultura de Guabiruba chegou ao fim após cinco dias repletos de expressões artísticas, premiações e momentos enriquecedores para a comunidade local. O evento, que aconteceu entre os dias 21 e 25 de agosto, nas escolas do município, reuniu artistas, professores e alunos em um show de criatividade e talento.
A semana foi inaugurada com grande estilo na Escola Prof. Carlos Maffezzolli, no bairro São Pedro, na segunda-feira. O balé da Fundação Cultural encantou o público com sua graça e técnica. A premiação de Boas Práticas para Professores de Arte foi entregue à Eduarda Morsch, em reconhecimento ao projeto “Pelznickel de Cada Mês”. O público ainda pôde desfrutar do show de Bruno Moritz e Rodrigo Erbs, acompanhados pelo talentoso mini gaiteiro convidado, Bruno Carminati.
A terça-feira foi marcada por mais um dia de espetáculos envolventes. Na Escola Paulo Schmidt, na Pomerânia, o público foi presenteado com o show do acordeonista Bruno Moritz e do violonista Rodrigo Erbs, junto com o convidado Osmar Baron. A premiação para Professores de Arte foi destinada a Daiane Bohn, com o projeto “Qual Cristal Você Quer Ser?”. Os alunos da oficina de violão da FCG, sob a orientação do professor Rodrigo Kormann, também encantaram com suas apresentações.
A Comunidade Sagrado Coração de Jesus (Planície Alta) foi o palco da quarta-feira. Novamente, Bruno e Rodrigo brilharam no palco, acompanhados pelo gaiteiro convidado David Zimmermann Jr. Além disso, os alunos da oficina de Prática Musical em Conjunto demonstraram sua harmonia e paixão pela música. A professora Ana Paula Martins recebeu o merecido reconhecimento pelo projeto “Folclore Brasileiro”.
O penúltimo dia da mostra aconteceu na Comunidade São Vendelino, no Lageado Baixo. O prêmio foi concedido à professora Gabriela Rocha, pelo notável projeto “Imigrantes da Nossa Região”. As aluna e oficineira da oficina de Escrita Literária da FCG também brilharam com o lançamento do “Dicionário Guabirubês”. A noite culminou em um show extraordinário com Bruno, Rodrigo, Cristiano Lang (Kite) e Flávio Jeske.
A Escola Vadislau Schmitt (Imigrantes) foi o palco derradeiro da X Mostra de Arte e Cultura de Guabiruba. A premiação foi destinada ao professor Gilberto Debatin Jr. pelo projeto “Experiências Artísticas e Estética de Arte Contemporânea Visual no Âmbito Escolar”. Apesar da chuva, que impediu a apresentação dos alunos de Dança Estilo Livre, o espírito de união e celebração prevaleceu. As apresentações musicais encerraram com chave de ouro o evento com a participação especial dos gaiteiros Valmir Menegazzo e José Carlos Erthal (Kalão).
Além das emocionantes apresentações noturnas, a X Mostra proporcionou enriquecimento durante o dia através de oficinas de teatro e apresentações sobre a experiência do intercâmbio cultural na Alemanha, realizado em julho deste ano, compartilhadas pelos intercambistas Rafael Lang e Tauani Marandola.
Comunidade Parceira da Cultura
Além disso, a comunidade de Lageado Baixo será homenageada com o título de “Comunidade Parceira da Cultura”. Sua participação na X Mostra de Arte e Cultura foi notável, com um público de mais de 130 pessoas que encantou a todos. Em reconhecimento a esse comprometimento e entusiasmo, as escolas Cesário Régis e Osvaldo Ludovico Fuckner receberão um prêmio no valor de mil reais em livros. Essa conquista é um verdadeiro exemplo de como a cultura une comunidades e inspira o poder público a continuar fortalecendo os laços culturais.
“Promover a circulação da arte e da cultura no território guabirubense traz um sentimento de conforto”, comenta o assessor cultural Elivelton Reichert. “Digo isso porque o sorriso nos rostos de diferentes idades, as crianças dançando e os adultos cantando junto dos artistas reflete e põe à prova o amor pela cultura e o respeito por ela, tão intrínseco de nosso município. São pessoas que possivelmente não teriam a mesma oportunidade em outro momento da vida, por isso digo que cada apresentação é realmente única” completa.
“A Mostra, realizada em cinco dias e locais diferentes, selou o compromisso de oportunizar o acesso à Cultura para todos(as) de forma gratuita e democrática. Conseguimos a adesão das comunidades escolares, artistas e o público que prestigiou de forma calorosa as atrações, isso demonstra um potencial de reconhecimento e valorização do fazer artístico”, considera a superintendente da Fundação Cultural Jenifer Schlindwein. “Estamos com o sentimento de dever cumprido e muita alegria em celebrar os 10 anos deste evento tão importante para o município. Vida longa à Mostra de Arte e Cultura de Guabiruba!”, afirma a gestora.