O Juiz da 86ª Zona Eleitoral, Edemar Leopoldo Schlösser, falou ao Jornal da Diplomata na manhã desta quarta-feira, 23, sobre os preparativos da Justiça Eleitoral para realização das Eleições Suplementares em Brusque, no dia 3 de setembro.
Em destaque, o acompanhamento do TRE-SC – Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, nas diretrizes que envolvem o pleito. Conforme o magistrado, o TRE aproveitará o pleito para realizar ações inovadoras nos serviços de auditoria das urnas. Sobre o resultado e totalização, a justiça eleitoral irá montar um gabinete aberto para agentes políticos, imprensa, e à população, no Colégio Cônsul Carlos Renaux, para acompanhar o processamento dos dados em tempo real. Nas sessões eleitorais, será disponibilizado links para QrCode para captar o resultado em tempo real.
O juiz eleitoral informou sobre alterações em locais de votação e a capacitação dos servidores que atuaram no funcionamento do pleito. Outro tema trabalhado pela Justiça Eleitoral é a diplomação dos eleitos, que em regra deverá acontecer até o dia 21 de setembro – pelo calendário do TSE – Tribunal de Superior Eleitoral.
Num segundo momento, a solenidade de posse dos candidatos eleitos
deverá acontecer no dia 25 de setembro, em sessão na Câmara de Vereadores.
Acompanhe a entrevista realizada por Sérgio Ferreira.