Sempre em busca de atualização e disposto a contribuir para a melhoria da saúde no Estado, o Imigrantes Hospital e Maternidade de Brusque, que faz parte do Instituto Maria Schmitt, participou esta semana da XI Mostra HumanizaSUS de Santa Catarina, realizada em Biguaçu.
O evento foi realizado nos dias 3 e 4 de agosto pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), com o tema “Um passo adiante na humanização do SUS: uma responsabilidade compartilhada”. Representaram o Imigrantes e também palestraram na Mostra, a diretora geral Elisângela Scheidt Roncalio e o coordenador de hotelaria Rosemar Pereira.
Elisângela esteve ao vivo no Jornal da Diplomata desta sexta-feira, 11 de agosto, para dar mais detalhes do evento. Acompanhe a entrevista na íntegra!
Saiba mais
O encontro teve como objetivo a troca de vivências por trabalhadores, gestores e demais atores envolvidos no processo do cuidado e gestão na saúde, compartilhando as iniciativas que visam a melhoria da assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde – SUS em todo o Estado. O tema apresentado pelo Hospital Imigrantes foi “Gestão Hospitalar Humanizada”.
De acordo com Rosemar, a humanização vai muito além de cobrar sorrisos de quem trabalha na recepção. “Envolve valorizar e respeitar cada pessoa, inserindo essa política em toda a cultura organizacional. Isso vale tanto para pacientes, quanto para os profissionais que atuam no hospital”, destaca o coordenador de hotelaria.
Para Elisângela, a programação foi muito proveitosa e demonstrou o novo momento que vive o Hospital Imigrantes, desde que o IMAS assumiu sua gestão e intensificou a parceria com o governo do Estado. “Sempre é possível inventar algo novo e a troca de experiências de humanização tem confirmado isso. Quem ganha é a população”, ressalta.
Durante a apresentação, Elisângela e Rosemar destacaram o jeito IMAS de atender aos pacientes, por meio da escuta individual, da implantação da Casa de Acolhimento para os acompanhantes e na busca ativa nos leitos com os pacientes internados. “Nós utilizamos a terapia do amor na recuperação do paciente, pois acreditamos na alegria como combustível da vida”, conclui a diretora geral.
Organizada pela Escola de Saúde Pública de Santa Catarina (ESPSC) e pelo Colegiado da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde e da Política Nacional de Humanização da Atenção e da Gestão do SUS (Colegiado PNEPH) nas Unidades da SES, a Mostra contou com 85 práticas, compartilhadas 160 inscritos.