A SER Brusque realizou a 1ª Clínica Internacional de Basquete, entre os dias 25 e 28 de julho, na quadra da Sociedade Esportiva Bandeirante. No período das férias escolares, os jovens que integram as categorias de base do projeto SER BQ fizeram jornadas imersivas para o aprofundamento técnico em quadra.
Os jovens jogadores tiveram a oportunidade de aprender com professores da Argentina e EUA. A clínica foi ministrada pelo coordenador geral do clube Gimnasia e Esgrima na cidade de Rosario, Raul Bacallá – professor da escola Argentina de Técnicos de Basquete. Ainda compôs a comissão técnica, o professor Professor Adjalma Becheli, Vandinho – Head Coach da Cristian University de Pensacola – EUA.
A clínica reuniu técnicos que atuam na Sociedade Esportiva e Recreativa Brusque, além de profissionais que atuam em outras equipes . Como o caso do técnico da equipe profissional adulta masculina de Londrina-PR, Arodi Silva Neto.
“Fomenta a experiência entre os técnicos e possibilitar a aprendizagem de uma nova escola, e acaba sendo importante pra observar e ter referencial para melhorar o basquete nos estados e no Brasil”, comentou Arodi.
“Esse tipo de evento de trazer um profissional estrangeiro é uma atitude que se em poucas entidades e federações não é comum ver esse tipo de iniciativa – é ação pontual do pessoal que toca o projeto em Brusque”, enalteceu Arodi.
Participaram da 1ª Clinica Internacional de Basquete em Brusque, os seguintes técnicos:
Ederson Hermínio da Silva -Itapema
Frederico Burato da Silva-Marilha-Marilha SP
Calil Pereira da Silva Sampaio -Marilha SP
Felipe da Silva Soares-Marilha SP
Bruno Giovanini-Curitiba
Yuri Sonsin Campesan- Araraquara SP
Arody Silva Correia Neto- Curitiba
Bruno Bressan- Londrina
Arnobio Gomes Filho- Porto Alegre
Para o coordenador da SER Brusque, Márcio Scharp, a realização da primeira clinica internacional se torna um marco do projeto, que completa seis anos.
“Um grande sonho fazer um clinica desse nível com o Bacallá e o professor Vando. Queremos trabalhar com meninos e meninas de Brusque, desenvolver a nossa sociedade e queremos capacitar novos treinadores”, frisou.
O planejamento da SER Brusque tem atingido os objetivos. Em 2022, a equipe teve um ano vitorioso com conquistas estaduais.
“Eu acho que a demanda da nossa juventude e grande, temos que ter mais espaços, polos, vai ser passo a passo e aos poucos vamos chegar em todos os lugares, como escolas publicas (por exemplo)”, explicou Scharf.
A partir da realização da clínica, a direção da Ser Brusque direciona os trabalhos para a estruturação dos departamentos e a busca da captação da de recursos para projetos que serão executados na próxima temporada.