O Conselho Municipal de Saúde (Comusa) trabalha na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros. O conselho também analisa e aprova o plano de saúde. Analisa e aprova o relatório de gestão. Informa a sociedade sobre a sua atuação.
Hoje, o Conselho é formado por membros da Sociedade Civil e do poder público e é presidido por Robson Zunino, que esteve ao vivo no Jornal da Diplomata desta sexta-feira, 14 de julho. Acompanhe a entrevista na íntegra, realizada por Sergio Ferreira.
Na quarta-feira o conselho esteve reunido e tratou de dois assuntos específicos que estavam em pauta:
- Habilitação de novos leitos de UTI Adulto Geral, UTI Neonatal e UTI Pediátrica para o Imigrantes Hospital e Maternidade, filial do Instituto Maria Schimitt: foi aprovado, por unanimidade, a habilitação complementar de 8 (oito) para 10 (dez) Leitos de UTI Geral Adulto – Tipo II, de 8 (oito) para 10 (dez) Leitos de UTI Geral Neonatal – Tipo II e 15 (quinze) novos Leitos de UTI Pediátrica – Tipo II, por meio do SUS, para o Imigrantes Hospital e Maternidade, filial do Instituto Maria Schmitt de Desenvolvimento, Assistência Social e Saúde do Cidadão.
- Alteração de Porte do Hospital Arquidiocesano Cônsul Carlos Renaux na Política Hospitalar Catarinense (PHC), alteração no Plano de Trabalho e Termo de Compromisso de Cirurgias Eletivas de Alta Complexidade em Traumato-Ortopedia, Cirurgia Cardiovascular, Cirurgia Vascular, Cirurgia Intervencionista, Cirurgia Cardio-Endovascular e Cirurgia Eletrofisiologia da PHC: assunto também aprovado por unanimidade.