22.4 C
Brusque
quinta-feira, outubro 24, 2024
InícioNotíciasEsportesBrusquenses sobem no pódio do Campeonato Brasileiro de Ciclismo BMX

Brusquenses sobem no pódio do Campeonato Brasileiro de Ciclismo BMX

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Quatro atletas brusquenses participaram em Indaiatuba-SP, no último final de semana, do Campeonato Brasileiro de Ciclismo BMX, o evento mais importante da temporada, realizado pela Confederação Brasileira de Ciclismo.

Guilherme Ribeiro e Lucas Moresco Zimmermann tornaram-se Campeões Brasileiros da Elite e Júnior, respectivamente, levando duas das três categorias profissionais mais importantes da modalidade olímpica.

A dobradinha Brusquense é histórica, enquanto Guilherme venceu na Elite Men, para atletas de 19 anos em diante, Lucas venceu na categoria Júnior Men, destinada a atletas de 17 e 18 anos.
Após a corrida Guilherme declarou “dediquei minha vida inteira para este momento, acho que é o sonho de todo atleta vencer a categoria máxima e vestir a camisa branca de campeão”.

Lucas também deu declarações a entidade CBC e falou “Eu corro desde os 6 anos nas categorias de base, depois de 10 anos, chegar a Júnior e vencer é muito gratificante”.

Ariel João da Silva e Felipe Guilherme Brick também brilharam na Elite Men, finalizando com a quinta e sexta posições, respectivamente, enquanto Marcelo Debrassi conquistou o bronze na forte categoria Men 40+.

Os resultados que agora aparecem nas categorias de alto rendimento são fruto do investimento público e privado e de um forte trabalho desenvolvido no município anos atrás.
O ciclismo BMX é uma das modalidades olímpicas que mais cresce no mundo, se inicia a partir dos 5 anos de idade e envolve os atletas e as famílias.

Marcelo, Brick, Ariel, Guilherme e Lucas são exemplos de brusquenses abnegados que foram levados pelos pais para dar uma “voltinha” na pista municipal e estão apaixonados pela modalidade e representando o município até hoje.

Brusquense sem renovação

Segundo Helcius Zimmermann, presidente da Associação de Bicicross Berço da Fiação, quando o município perdeu o terreno da pista municipal em 2017, a alternativa para manter a modalidade foi locar uma área e construir uma pista privada, o que foi uma solução muito trabalhosa porém imediata para suprir as necessidades dos associados.

Porém, com a pista afastada do centro da cidade a modalidade saiu do alcance do público e aos poucos a renovação orgânica de pilotos e familiares foi diminuindo, e consequentemente o número de praticantes também.

Citando nomes como Rodrigo Welter, Ederson Klabunde, André Montibeler, e diversos outros nomes de peso da modalidade, lembramos que Brusque sempre foi referência nacional na revelação de talentos, com campeões mundiais, panamericanos e nacionais.

Hoje, mesmo que tenhamos algumas crianças associadas a BBF, não vemos mais um grande número praticantes na faixa de 5 a 15 anos competindo e representando o município, o que indica que já temos uma janela considerável nas categorias de base.

Texto e foto: BBF/Bandeirante

Texto e foto: BBF/Bandeirante

Publicidade
WhatsApp chat