Na noite desta segunda-feira, 03, uma reunião, organizada em parceria entre Prefeitura de Brusque com a Câmara dos Vereadores, tratou sobre a obra de macrodrenagem na Avenida Primeiro de Maio. O encontro aconteceu no salão da Sociedade Beneficente. A expectativa é de que o início das obras se dê nas próximas semanas, entre 15 a 20 dias.
Compareceram: moradores, comerciantes, prestadores de serviços e empresários, sediados ao longo da avenida e que tem seus imóveis afetados por alagamentos. A intervenção terá avanço de mais de 1700 metros de drenagem na Avenida Primeiro de Maio. O trecho final será nas imediações da Rua Poço Fundo. A previsão é que os serviços durem cerca de 18 meses.
Os recursos públicos somam R$ 12,9 milhões.
Do total previsto para a drenagem, 820 metros serão executados utilizando um método de travessia não destrutiva chamado “tunnel liner”. Esse serviço terá início na altura da Rua João Hingst (esquina da Italianinha) e continuará utilizando esse método construtivo até a curva após a Dokassa, pouco antes da esquina com a Rua Gustavo Halfpap.
Em seguida, a implementação prosseguirá com a instalação de 710 metros de galerias com dois metros de largura, indo até a curva anterior à Sociedade Beneficente. No trecho da Rua Poço Fundo, serão feitas complementações de drenagem com galerias de 2,5m x 2,0m e 3,5m x 2,0m, nas proximidades da Rua Fernando Zen.
Confira os slides da apresentação utilizada pela Secretaria de Infraestrutura Estratégica – SIE da Prefeitura de Brusque.
A Secretaria de Infraestrutura Estratégica – SIE, Andreia Volkmann, falou ao Jornal da Diplomata.
O diretor da empresa Fredom, empresa que venceu a licitação e será responsável pela obra, o engenheiro Luciano Tiezen, falou ao Jornal da Diplomata sobre as etapas da obra.
O engenheiro civil que atua na Secretaria Municipal de Infraestrutura Estratégica, Rafael Khinis, falou ao Jornal da Diplomata e destacou o trabalho da equipe em torno da obra de macrodrenagem.
Uma das preocupações apresentadas por moradores e comerciantes foi a respeito do planejamento do trânsito, não só na avenida 1º de Maio com nas áreas adjacentes. O diretor da Setram – Secretaria de Trânsito e Mobilidade, Renato Bianchi, comentou a respeito do trabalho que será realizado.
O presidente da Câmara de Vereadores, Deivis da Silva, avaliou o encontro com a comunidade do bairro 1º de Maio.
O Prefeito Interino, André Vechi, ressaltou a importância da obra e sobre o trabalho realizado na noite de ontem com moradores e comerciantes da Av. Primeiro de Maio.