Ações constantes são efetuadas pela pasta
A Prefeitura de Brusque, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, realiza diversas ações para monitorar a situação dos moradores de rua em Brusque. A equipe localiza, aborda e faz um diagnóstico da situação de cada pessoa. Quando há a ocupação de local público ou privado, a equipe encaminha o cidadão para o meio de auxílio compatível com a situação individual atual. Normalmente, a Polícia Militar acompanha a secretaria para garantir a segurança de todos.
Nem todos querem aderir a algum programa social da pasta. Portanto, a equipe sempre visa mapear os indivíduos e estar ciente da razão pela qual eles se encontram em determinada situação. “A maioria dos casos trata-se de alcoolismo e da facilidade com que ele é encontrado nas ruas, seja por conta de outros moradores de rua ou até mesmo da própria população que, infelizmente, às vezes contribui ainda mais para situações como essas”, enfatiza o secretário de Desenvolvimento Social, Darlan Sapelli.
Além disso, Darlan relembra a população de que as doações devem sempre ser feitas para entidades que os auxiliam ou para o Centro POP, por exemplo. “Muitas vezes, a doação feita diretamente nas mãos do cidadão faz com que ele a utilize para outras coisas, normalmente para venda ou troca. Por isso, é importante que as doações sejam sempre responsáveis. Muitas vezes, sem consciência, podemos alimentar ainda mais um vício”, finaliza.