O Núcleo de Atividades Físicas da Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr), promoveu nos dias 27 e 28 de maio um workshop sobre Coluna Vertebral, ministrado pelo educador físico, fisioterapeuta, osteopata e ex-atleta, Edcel Rosa. Cerca de 20 profissionais participaram da capacitação.
O intuito da formação foi qualificar ainda mais os profissionais da educação física para que possam aperfeiçoar o atendimento aos alunos. “Ano passado tivemos um workshop rápido com o professor Edcel e percebemos que foi de grande importância todo o conteúdo abordado. Então, agora trouxemos essa formação completa, porque pela necessidade de nos especializarmos ao máximo no tema, no que se diz respeito a possíveis dores que alguns alunos possam sentir durante as atividades físicas. Ter esse conhecimento com certeza é um grande diferencial”, ressalta a coordenadora do Núcleo, Catiane da Cruz.
Ela ainda fala da experiência do workshop e da grande procura dos nucleados pela capacitação. “Praticamente 90% das vagas foram preenchidas, estamos muito satisfeitos com a aderência do grupo pela formação, porque mostra que eles estão sempre em busca de aperfeiçoamento. Tenho certeza que todos estão muito entregues, o professor é muito didático e faz a abordagem do conteúdo de forma clara. Além disso, ele trouxe assuntos bem complexos e muito relevantes”, pontuou Catiane.
O Workshop
Segundo o professor Edcel Rosa, o conteúdo do workshop proporcionou aos profissionais a possibilidade de interpretar a dor dos alunos, para precisar a resolução do problema de dores na coluna vertebral, cervical, torácica ou lombar. “Então a capacitação é baseada na identificação da causa da dor, desenvolvimento do diagnóstico e prescrição de exercícios e técnicas para corrigir essa disfunção, quando o aluno apresentar ao professor ou fisioterapeuta, na academia ou no consultório, ou um desconforto nessas regiões”, explica Rosa.
Ele frisa que há um percentual muito alto de alunos nas academias que desistem de realizar atividade física devido alguma dor musculoesquelética, onde, na maioria das vezes, este tipo de desconforto não é detectado em exames ou não possuem uma causa específica. “Muitas das dores sentidas por alunos durante a execução de exercícios físicos são em decorrência de uma disfunção das articulações. E nós como profissionais buscamos desenvolver soluções para que a pessoa não pare de treinar. Criamos um meio dentro do treino onde ele pode resgatar essas funções e diminuir a dor sem precisar parar a prática física. E aperfeiçoamos esse processo durante os dias de workshop para que os educadores físicos possam identificar esse desconforto em seus alunos mais facilmente e, se for possível, tratar ou encaminhar para um outro profissional”, finaliza.
Saiba mais
O Núcleo de Atividades Físicas (NAF) da ACIBr foi fundado em 2017. O grupo tem como objetivo desenvolver e qualificar o setor e os profissionais participantes, além de promover a atividade física como meio de saúde para toda a sociedade. As reuniões do grupo acontecem de forma mensal, sempre na última terça-feira de cada mês, às 13h30. Mais informações: (47) 3351-1339.
Créditos: Amabile Nazário/Ideia Comunicação.