Pensando na segurança dos alunos na Rede Municipal de Ensino de Brusque, a Secretaria de Educação, por meio da equipe de robótica em parceria com o setor de Tecnologia de Informação da Secretaria de Saúde, criaram o botão de alarme. O sistema, como o nome já diz, é um botão que será implementado nas escolas de Brusque, para ser acionado quando algum acontecimento estranho ocorrer nos arredores das unidades escolares.
Na manhã desta sexta-feira (26) a secretária de Educação, Eliani Aparecida Bursnardo Buemo, a equipe da pasta e os profissionais de tecnologia fizeram o primeiro teste da nova ferramente. O botão de alarme se constitui em um sistema de alerta, uma tecnologia que aproveita o sistema Infovias, que recebeu investimentos do município de R$ 3 milhões, a ser instalado em todas as 60 unidades que compõem a Rede Municipal de Ensino.
O chefe de tecnologia da informação da secretaria de Saúde, Victor Sardo, explica que após os incidentes que aconteceram na escola de Blumenau, a equipe teve a ideia e apresentou à Secretaria de Educação, que trabalhou em conjunto para a criação. “Para o botão de alarme, unimos a tecnologia hardware, que são os kits Arduíno, em uma placa de automação, software e tecnologia de rede. Este software trabalha em nuvem, monitorando todas as unidades escolares, e assim que alguém aciona o botão, emite um alarme para a secretaria de educação”.
Para Eliani esse momento é de muita comemoração. “Fizemos hoje o primeiro teste do botão de alarme. Ele será usado em situações de necessidades, e simultaneamente na Secretaria de Educação vamos receber o alerta e realizar as medidas necessárias. Posteriormente essa tecnologia será implementada também, em celulares de pessoas identificadas e que tenham uma relação estabelecida com a unidade escolar, para nos ajudar a comunicar a PM, se for o caso. Além disso, na próxima semana será instalado na primeira unidade escolar.