O Programa Da Hora recebeu nesta quarta-feira, 03, a estudante da Escola de Ensino Fundamental do Paquetá, Júlia Erbs, acompanhada da mãe, Marli Erbs, que falaram sobre o tema autismo.
Julia tem sido destaque por meio de palestras e rodas de conversa quando o tema é inclusão de crianças e jovens diagnosticados com TEA (Transtorno do Espectro Autista). O mês de abril marcou a passagem das campanhas de conscientização – Abri Azul. Entre várias iniciativas, Brusque conta com o trabalho da AMA – Associação de Pais, Profissionais e Amigos dos Autistas, do qual Julia participa.
Em oportunidade recente, Júlia ocupou a tribuna da Câmara de Vereadores de Brusque, no mês da conscientização, para apresentar suas experiências e a defesa por uma educação inclusiva.
De maneira pessoal e informal, Júlia, 14 anos e aluna do 8º ano do ensino fundamental, tem realizado trabalho no âmbito escolar, seja no próprio educandário e mediante convites – como no 1º Encontro Científico Paralímpico que acontecerá em plataforma digital para todo país. Julia tem falado para jovens, estudantes e seu desenvolvimento tem servido de base para educadores, (professores e monitores escolar) e também para pais e mães ou responsáveis por crianças e adolescentes com TEA.
A entrevista foi marcada por relatos importantes que mostram a importância da inclusão. Participaram do programa, o repórter Jaison Lorenceti e os comunicadores, Cristiano Pereira e Fábio Baron.