Além da visita dos agentes de combate a endemias e da pulverização, o uso de drone é mais um recurso utilizado pela Secretaria de Saúde de Brusque, por meio da diretoria de Vigilância em Saúde, para o trabalho de combate aos focos do mosquito Aedes aegypti. O inseto é o vetor responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya, entre outras doenças.
Segundo a diretora de Vigilância em Saúde, Carol Maçaneiro, o drone está realizando atividades no bairro Azambuja, durante toda esta sexta-feira (28). E o trabalho deve prosseguir nos próximos dias, até a conclusão das atividades, sem data estabelecida para finalização.
“O objetivo é identificar possíveis criadouros em casas onde os agentes não tiveram acesso, assim como em calhas”, ressalta Carol. Ela afirma que, neste momento, a cobertura se destina a uma área onde se observa um número maior de casos da doença.
“Mesmo após as visitas dos agentes de endemias e da pulverização, verificamos que os casos continuam aparecendo. Então, o drone nos ajuda a identificar criadouros que possam ainda existir, com esse olhar superior”, finaliza a diretora de Vigilância em Saúde.