Uma ação solidária está mobilizando a comunidade brusquense em prol da menina brusquense Luna Eduarda Karpinski de Souza, com dois meses de vida. Luna teve complicações logo pós-nascimento e passou por procedimentos cirúrgicos por conta de uma má formação das artérias principais do coração.
Desde então, os pais de Luna Eduarda lutam para garantir o tratamento de saúde.
Uma rifa solidária foi lançada com ajuda de colaboradores e tem sido divulgada nas redes sociais. Para reconhecimento de causa do leitor, o texto tem o seguinte histórico:
Luna nasceu dia 24 de fevereiro deste ano e minutos após o nascimento ela foi para UTI para ser entubada. No dia 26 de fevereiro, os pais descobriram que a Luna nasceu com uma má formação, as artérias principais do coração. No dia 28 ela foi transferida para Florianópolis no hospital infantil Joana de Gusmão, onde ela passaria por um cateterismo, mas que acabou não sendo necessário.
No entanto, no dia 2 de março, Luna foi transferida para Joinville, no hospital Dr. Jeser Amarante Farias, onde passaria por cirurgia. No dia 07 de março fez a cirurgia para reparo das funções das artérias do coração.
Foram 9h de cirurgia de alta complexidade. O pós-cirurgia foi muito difícil, pois os médicos não sabiam se Luna resistiria. O quadro ficou ainda mais difícil pelo fato de Luna ter desenvolvido “Quilotorax” (derrame no pulmão), que é uma rejeição a gordura do leite. Para os pais e familiares começou mais uma luta para descobrir e conseguir qual leite ela poderia tomar. Entre as buscas, formula acertada foi o leite Monogem, que é bastante caro e de difícil aceso. Luna se recupera, mais ainda precisa de acompanhamento multifamiliar, com fonoaudióloga, fisioterapia, consultas especiais e produtos básicos como fraldas, pomadas entre outros.
Os gastos com transportes e a situação pós-cirúrgica tem gerado dificuldades financeiras aos pais. O pai da menina trabalha, mas não tem o suficiente para arcar com todas as despesas e mãe está no auxílio-maternidade e precisa se dedicar 100% a criança. Com ajuda de familiares, amigos e comunidades, alguns recursos foram arrecadados, mas não o suficiente para garantir a continuidade do tratamento. Para isso, uma Rifa Solidaria com o sorteio de duas camisas do Brusque Futebol Clube autografadas está sendo divulgadas nas redes sociais, via Instagram e WhatsApp.
Em entrevista ao Jornal da Diplomata, a mãe de Luna, Jenifer de Souza, acompanhada tia, Rosangela Souza Erthal e do colaborador da rifa, Juarez Sardo, destacaram que a ação solidária busca dar suporte ao tratamento tendo em vista dos altos custos.
Para participar da rifa solidária entre no link.
Para entrar em contato com diretamente com os organizadores da ação solidária, os leitores podem acessar o Instagram ajuda_Luna ou pelo telefone 9912 4036.