Na noite de segunda-feira, 24 de abril, a sede do Poder Legislativo de Brusque foi palco de uma audiência pública que tratou da promoção da segurança pública da comunidade escolar na rede pública de ensino. O encontro foi proposto pelos vereadores Nick Imhof, Rogério dos Santos e Marlina Oliveira, e contorno com a participação popular, além da presença de autoridades como o Tenente Cel Pedro Machado Junior, comandante do 18º Batalhão da Polícia Militar, Alex Bonfim Reis, delegado da Diretoria de Investigação Criminal (DIC) de Brusque, e Eliane Busnardo Buemo, secretária de Educação.
O atentado em Blumenau, que resultou em quatro crianças mortas e cinco crianças feridas, foi o estopim para uma discussão sobre a segurança nas escolas públicas de Brusque. Durante a audiência pública, foram apontadas as medidas já adotadas, como a instalação de câmeras de segurança e a disponibilização de botões de pânico. Também foi debatido a colocação de guardas ou seguranças armados nos educandários, um pedido da comunidade que marcou presença no encontro.
A secretária de Educação, Eliani Busnardo Buemo, afirmou que medidas estão sendo tomadas, mas, também salientou que todos recursos da educação já estavam destinados e agora surge essa grande demando no que diz respeito à segurança nas escolas.
Tenente-Coronel Pedro Machado também falou no encontro sobre as ações realizadas após o atendado de Blumenau, mas, também destacou que vários programas preventivos e educacionais de conscientização já são praticados há muito tempo pela Polícia Militar.
Delegado Alex Bonfim Reis representou a Polícia Civil no encontro, momento que também falou sobre o acompanhamento das redes sociais pelos investigadores e também rondas que estão sendo executadas pela polícia jurídica para o aumento da sensação de segurança nas escolas.
O vereador Nick Imhof conversou com a imprensa após a audiência e destacou a importância do diálogo entre as autoridades e a população para solucionar os problemas de segurança nas escolas.
A audiência pública foi encerrada com a garantia das autoridades de que serão realizadas novas reuniões para discutir e planejar ações efetivas para a promoção da segurança pública na comunidade escolar. A iniciativa foi bem recebida pelos participantes, que esperam que as medidas adotadas possam garantir a tranquilidade das crianças e jovens que frequentam as escolas públicas de Brusque.