Secretária de Educação de Brusque, Eliani Buemo, destacou a importância de um olhar mais humano para nossas crianças
As ações de segurança nas áreas escolares da rede de ensino de Brusque continuam, na tarde desta quinta-feira (06), ocorreu mais um encontro para definições de mais ações e diretrizes de trabalho. Os encontros e definições ocorrem sempre num grupo conjunto com as forças de segurança do município, envolvendo principalmente ações que a Polícia Militar já vem efetuando.
A secretária de Educação de Brusque, Eliani Aparecida Busnardo Buemo, destacou medidas para assegurar ainda mais a segurança, em sua fala aos diretores das escolas de Brusque.
“Alertamos bastante em relação às ações relacionadas às unidades, portões fechados, não permitir que ninguém entre na unidade, destacando algum profissional para ficar juntamente aos portões para fazer a identificação dos alunos da unidade. Precisamos estar sempre alerta, pois é uma responsabilidade bastante grande. Nós esperamos que os gestores das unidades escolares possam replicar, junto com aos seus coletivos, todas as informações que receberam, e as formações que virão daqui em diante,” disse.
Suporte emocional
Buemo destacou ainda a importância do amparo emocional diante de tudo que vem ocorrendo. “Pretendemos fazer um trabalho relacionado a inteligência emocional, nós estamos que muitas coisas precisam ser discutidas, pois identificamos a falta de intolerância e empatia, e isso faz parte das atividades, elas são inerentes a atividade educacional. Educar é um ato de humanizar, e os ambientes escolares precisam ser humanizados e acolhedores, ao cuidado, ao alerta, à vigília, à repressão, sobretudo, à preparação emocional, do aspecto psicológico. A Secretaria de Educação está atenta quanto a isso, então nós vamos intensificar as ações,” esclareceu.
A segurança das áreas escolares de Brusque já contam com o programa Rede de Segurança Escolar, onde as escolas recebem rondas periódicas e há um canal de comunicação mais rápido com a Polícia Militar. Tem também mais quatro programas envolvendo as escolas do município, como o Proerd, o Estudante Cidadão, realizado na Escola Augusto Dutra, além da Transitolândia, onde as crianças vão no Batalhão da PM. Ainda diante desta situação foi anunciado na manhã desta quinta a aquisição de mil câmeras de monitoramento.