Atletas de Brusque competiram no fim de semana em Florianópolis pelo Troféu Fita Azul de Natação. A competição foi a primeira do ano e contou com a participação de sete brusquenses. Os nadadores da cidade fizeram bonito e trouxeram medalhas de ouro, prata e bronze para a cidade.
O destaque ficou para o desempenho de César Deichmann, primeiro lugar nos 50 e 100 metros livres e também no revezamento 4×50 metros livre. Além disso, o atleta ainda conquistou duas pratas nas provas dos 50 e 100 metros livres. Outro medalhista de ouro foi Gabriel Rosin, vencedor da prova dos 50 metros costas. Ele ainda obteve um bronze na prova dos 100 metros. Nos 100 livre, o terceiro lugar ficou com Yuri Valle.
Reivindicações na FME
O treinador da equipe, Matheus Diegoli, esteve com os atletas para apresentar os resultados na tarde de segunda-feira (27). Na oportunidade, o técnico também aproveitou para explanar as dificuldades da modalidade, que sempre teve muita tradição em Brusque. Além do treinador e dos atletas, pais também marcaram presença. Eles foram recebidos pelo diretor-geral da FME, Edemar Aléssio, o Palmito. O vereador André Rezini também acompanhou a reunião, ficando a par das reivindicações da modalidade. “Como membro do Legislativo, é importante que nós, vereadores, estejamos a parte do que está acontecendo. Eu, particularmente, sempre fui muito ligado ao esporte, por causa do Brusque FC, e por isso as pessoas me procuram. Fico feliz de poder me inteirar mais sobre a situação, podendo ajudar da forma que for preciso”, destacou.
Na conversa com os representantes do poder público, pais, técnicos e alunos ressaltaram que hoje Brusque não possui uma equipe na cidade, fazendo com que diversos talentos tenham que treinar em Itajaí. Em Florianópolis, os atletas representaram a equipe do Projeto Nadar/Novos Cielos, situada na cidade vizinha.
Os responsáveis pela natação destacaram a estrutura e organização do projeto e convidaram o diretor-geral da FME e o vereador para conhecerem a iniciativa. Além disso, expuseram situações do Bolsa-Técnico e Bolsa-Atleta e sugeriram ações que podem ajudar o poder público a fortalecer a modalidade. “Foi uma boa conversa. Deu para ver que nova gestão está de portas abertas para gente conversar. Tenho certeza que a natação agora tende a crescer e voltar ao lugar que sempre esteve”, agradeceu o técnico Matheus Diegoli.
O diretor-geral da FME, Edemar Aléssio, o Palmito, deixou as portas da fundação abertas aos pais e atletas. Ele reafirmou que a FME passa por um momento de troca de gestão, mas que está se inteirando de todos os projetos para, dentro do possível, dar mais suporte do poder público. “Minha ideia é visitar todos os projetos esportivos que temos na cidade e conhecer de perto a realidade do nosso esporte. A FME está de portas abertas para receber a todos e, claro, atender cada vez mais atletas e modalidades, dentro do que for possível”.
Troféu Fita Azul de Natação
Confira os resultados dos atletas de Brusque
César Deichmann
1º lugar 50 e 100 metros borboleta e 4×50 revezamento livre
2º lugar 50 e 100 metros Livre
Gabriel Rosin
1º lugar 50 metros costas
3º lugar 100 metros costas
Yuri Valle
3º lugar 100 metros livre
5º lugar 50 metros livre
Laura Beatriz
7º lugar 50 e 100 metros livre
Maria Fernanda
7º lugar nos 50 e 100 metros costas
Matheus Pedrini
6º lugar nos 50 metros costas
10° lugar nos 50 e 100 metros livre
Raí Strazzer
10° nos 100 metros Borboleta
12º nos 50 metros borboleta
20° nos 100 metros livre