Na manhã desta sexta-feira, 10, o Jornal da Diplomata recebeu o deputado estadual Napoleão Bernardes (PSD), para falar sobre sua atual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). Napoleão foi vereador e prefeito por duas vezes de Blumenau e agora assume pela primeira vez uma cadeira na Alesc.
Em entrevista a Sérgio Ferreira ele falou sobre de que forma pretende atuar na região, composição da Alesc, relação com o Poder Executivo catarinense.
O parlamentar discorreu sobre reunião entre representantes do Vale Europeu e o secretário de Infraestrutura do Estado, Jerry Comper, que aconteceu na última quarta-feira, 8, em Florianópolis. Articulado pelo deputado, o encontro contou também com a presença do deputado Ivan Naatz e do presidente da Associação do Vale Europeu (Amve) e prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, além dos prefeitos de Ascurra, Benedito Novo, Brusque, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Timbó, Rio dos Cedros e Rodeio.
Às lideranças, o secretário de Infraestrutura afirmou que trabalha junto à Secretaria de Estado da Fazenda para definir um cronograma de repasses para as obras conveniadas e que a expectativa é de que os investimentos firmados por intermédio deste instrumento sejam retomados a partir de abril.
Outro tema da entrevista foi que no próximo dia 29 de março, está prevista a instalação do Fórum Parlamentar em Defesa das Universidades Comunitárias, na Assembleia Legislativa. O grupo será coordenado pelo deputado estadual Napoleão Bernardes – proponente da iniciativa – e envolverá outros 25 parlamentares signatários.
Com a perspectiva de que os trabalhos perdurem ao longo dos quatro anos da atual legislativa, o Fórum terá a finalidade de apoiar o fortalecimento deste modelo comunitário, disseminar informações sobre os serviços prestados pelas 14 instituições que compõem o Sistema Acafe – quatro delas localizadas no Vale do Itajaí (Furb, Univali, Unifebe e Unidavi) – e defender sua participação no desenvolvimento de Santa Catarina ao longo dos últimos 50 anos.
Ouça entrevista!