28.2 C
Brusque
sexta-feira, dezembro 27, 2024
InícioNotíciasCulturaBrusquense conquista vaga entre produtores de vídeo para participar do programa Geração...

Brusquense conquista vaga entre produtores de vídeo para participar do programa Geração Futura

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

O programa Geração Futura é uma iniciativa da Fundação Roberto Marinho que objetiva a formação de produtores de vídeo em escala nacional. Todos os anos, depois de um processo de seleção que envolve a produção de um roteiro de documentário e um vídeo produzido pelo candidato que postula participar do evento, o Futura seleciona pouco mais de 30 estudantes brasileiros de diversas áreas do conhecimento – Jornalismo, Cinema, Artes, Relações Públicas e cursos de audiovisual, etc. – para um período de imersão no Rio de Janeiro.

Classificada no concurso de seleção do ano passado, Joana Victorino Deschamps, aluna do curso de audiovisual da UNIVALI e acadêmica de Educação Física da UNIFEBE, participou de todo esse processo que contou com o envolvimento de estudantes de diversos estados brasileiros. De Santa Catarina, somente Joana e outra estudante de Blumenau foram selecionadas, dada a disputa acirrada entre os concorrentes.

Ao longo de duas semanas, Joana trabalhou na produção de roteiros, na edição de vídeos, na pesquisa de campo para elaboração de produção de audiovisuais, na gravação de entrevistas, na direção de fotografia, na direção de arte, em um programa que valoriza a formação profissional de toda uma classe de criadores de conteúdo.

Vivendo em um hostel no Rio de Janeiro, 37 estudantes puderam participar de processos ricos em aprendizado e também estudar o funcionamento da produção audiovisual da Rede Globo, pois o curso do Geração Futura ocorre nas dependências da Infoglobo, responsável pela produção e distribuição do conteúdo jornalístico da emissora para o Brasil inteiro.

Nesse sentido, além de produzirem um documentário com todos os recursos da Rede Globo à sua disposição, também tiveram visitaram cenários e locações de muitas das produções da Globo. Ao longo de toda esta vivência, os estudantes ainda fizeram parte de uma websérie difundida pelo Canal Futura, na qual se narra a participação de 15 dias desse rico processo de aprendizado, documentando a formação das novas gerações brasileiras de criadores de conteúdo.

Agora, como última parte do processo, Joana trouxe um “dever de casa”: vai elaborar um documentário que será veiculado pelo Canal Futura em breve, com um tema relacionado à realidade local.

Publicidade
WhatsApp chat