A 17ª Delegacia Regional de Polícia Civil, com sede em Brusque, receberá o reforço de três novos agentes que atuarão em Brusque e Guabiruba após a formatura de novos policiais civis neste mês.
No início da semana, o governo do Estado e a Polícia Civil de Santa Catarina realizaram a formatura de mais 157 novos policiais civis. São 124 agentes de polícia e 33 escrivães de polícia que concluíram o curso de Formação Inicial ministrado pela Academia da Polícia Civil (Acadepol) e reforçarão o efetivo da Instituição pelo Estado.
A formatura aconteceu no Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis, e contou com a presença de autoridades, convidados e familiares. Os 157 novos policiais civis formados conquistam também, além do curso de formação, o título de pós-graduação em Ciências Policiais e Investigação Criminal.
Brusque
De acordo com o Delegado Regional, Fernando de Faveri, a regional receberá o reforço de três agentes: dois que chegarão para atual na Delegacia de Polícia Civil da Comarca (Dpco) e um que será deslocado para Guabiruba.
“Os novos agentes têm 15 dias para se apresentarem após a formatura. Eles ainda não chegaram, mas podem fazê-lo a qualquer momento. Até o dia 4 de janeiro, no máximo, todos estarão por aqui”, enfatizou o delegado.
Regiões
Os novos servidores serão distribuídos para a atuação em unidades policiais pelo Estado.
O delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Marcos Flávio Ghizoni Júnior, que representou o governador Carlos Moisés no evento, afirmou que todas as regiões do Estado serão contempladas com o incremento no efetivo. “A ideia é trazer uma recomposição uniforme a todas as regiões dentro das possibilidades da quantidade de policiais que se formam na Acadepol, cuja capacitação é uma das melhores do Brasil”, destacou o delegado-geral.
Capacitação tecnológica
A capacitação tecnológica dada aos novos policiais civis pela Acadepol da Polícia Civil de SC no enfrentamento à criminalidade virtual é um dos diferenciais.
“Percebemos nos últimos anos um crescimento exponencial da criminalidade virtual. Por isso, além da investigação criminal, houve uma capacitação nesta área virtual, com capacitações em investigações tecnológicas, cibernéticas e por meios eletrônicos. Estamos entregando policiais civis muito bem preparados para fazer um excelente trabalho, gerando investigação que gera resultado”, ressaltou o diretor da Acadepol, delegado de polícia André Luiz Bermudez.
Os novos policiais civis começaram o curso na Acadepol no dia 26 de junho de 2022. Foram mais de 1,2 mil horas/aula durante 30 semanas, em aulas presenciais, práticas, teóricas e ainda estágios em delegacias de polícias e unidades especializadas.