A Secretaria da Saúde, por meio da Vigilância em Saúde, informa que uma Nota Técnica foi emitida na tarde desta quarta-feira (09), pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE/SC) em relação à nova variante Ômicron (BQ.1.1). O pedido é que a população redobre os cuidados preventivos em relação a Covid-19 e completem seus esquemas vacinais.
A diretora da Vigilância em Saúde, Ariane Fischer, afirma que os números vem numa crescente e é possível que a variante já esteja circulando. “Desde que a pandemia começou as mutações do vírus ocorrem, essa é mais uma, por isso pedimos que a comunidade continue fazendo uso de álcool em gel, em caso de problemas respiratórios que use máscaras, e principalmente que façam as doses de reforço das vacinas”. A quarta dose da vacina é ofertada para pessoas com 30 anos ou mais.
Ariane ressalta que a situação é estável, mas que a população precisa agir preventivamente. “Em caso de sintomas procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) da sua região, que atende das 8h às 12h e das 13h às 17h, precisamos ficar atentos para que a situação permaneça normalizada”.
Para se vacinar é necessário apresentar a carteira de vacinação e um documento com foto. Já as crianças precisam apresentar documento com foto, caderneta de vacinação e estar acompanhado de um responsável maior de idade, que também deverá apresentar um documento com CPF, para registro no sistema.
Confira os locais em que ocorre a vacinação
- Na Policlínica das 08h30 às 20h
- Térreo da Vigilância em Saúde, das 08h às 11h30 e das 13h às 16h30
- Nas UBSs, das 08h às 11h30min e das 13h às 16h30, nos bairros:
- Jardim Maluche
- Dom Joaquim
- Cedrinho
- Paquetá
- Rua Nova Trento
- Águas Claras (08h às 12h)
- Limeira
- Planalto
- Santa Terezinha
- Santa Rita
- Bateas
- Steffen
- São Luiz
- Guarani
- Ponta Russa