21.4 C
Brusque
terça-feira, novembro 26, 2024
InícioNotíciasCulturaLançamento do documentário “Um homem visionário” marca o centenário de Arno Gracher

Lançamento do documentário “Um homem visionário” marca o centenário de Arno Gracher

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

A sala 1 do Cine Gracher, no Centro de Brusque, sediou na noite de segunda-feira, 7 de novembro, o lançamento do documentário “Um brusquense visionário”, que marca o centenário de Arno Carlos Gracher. O evento contou com a presença de diversas pessoas, representadas por familiares e amigos da família Gracher, além de autoridades, representantes de entidades, imprensa e demais convidados.

O futuro é agora

Arno Carlos Gracher foi um homem a frente do seu tempo. Vislumbrava um futuro promissor para a sétima arte em nossa região, investindo em sonhos e projetando investimentos jamais vistos para seu tempo na cidade. Hoje, o cinema local ganha cada vez mais melhorias que se adequam ao modernismo e garante à sétima arte um lugar especial no cenário local, com seis salas modernas no Shopping Gracher e na Havan. Atualmente, o Cine Gracher está presente em 34 salas situadas nos três estados da região sul do país.

O assunto foi tema de entrevista ao vivo no Programa da Hora desta terça-feira, com Sandro Gracher Baran, que na ocasião do lançamento do documentário falou em nome da família Gracher e do Grupo Gracher. Sandro é neto do saudoso Arno Gracher. Acompanhe a entrevista na íntegra!

Entrevista completa no Programa Da Hora
Sandro Baran na Diplomata FM. (Foto: Diplomata FM)

Legado

Descendente de alemães, e filho de Carlos Gracher e Theresa Kormann, Arno cresceu em meio aos negócios da família, já que seu pai em 1905 deu início as atividades hoteleiras e em 1915 ao cinema mudo na cidade. Foi na adolescência, nas lotadas sessões de cinema que conheceu seu grande amor: Nayr Flor. Após o casamento, em 3 de maio de 1947, o casal teve três filhos: Vânia, Carlos Gracher Neto e Gisela, que em diferentes épocas, também cresceram em meio aos empreendimentos.

A história da família e dos negócios Gracher se confunde com a história de Brusque no último século, já que interferiu significativamente nas relações sociais entre os moradores da cidade e região. Empreendimentos como o cinema, bar, hotel lanchonete e restaurante são fragmentos da história de Arno. Como forma de marcar o centenário de Arno, o Grupo Gracher lançou, em sua homenagem, o documentário especial, com depoimentos de quem viveu e conviveu com Arno Gracher.

A noite também homenageou colaboradores que há 50 anos atuaram e ainda atuam no Grupo Gracher, como Carlos Burigo, Maria Dalcastgne Milke e Luiz Roberto Burigo. As homenagens foram entregues pelos três filhos de Arno Gracher: Vânia, Carlos e Gisela.

O documentário

O documentário “Um brusquense visionário” tem duração de 52 minutos, e inicia com uma breve fala introdutória conduzida pelo radialista Saulo Tavares. A história de Arno segue narrada pelos depoimentos de familiares e amigos. O vídeo foi produzido pela Prime Filmes e coproduzido pela Ideia Comunicação. Conforme anunciado por Sandro durante entrevista ao Programa Da Hora, o documentário deve ser disponibilizado ao público em breve.

Projeto Sem Muros

O grupo também lançou a obra “Corações Generosos”, para colorir e marcar a parceria com o projeto “Sem Muros”, que tem o intuito de promover a Arte de forma sustentável e acessível, gerando um conteúdo cultural e relevante para a população brusquense.  Será o maior mural da cidade, que terá mais de mil metros quadrados.

O Jornal da Diplomata repercute o assunto com entrevistas realizadas pela reportagem que serão reproduzidas em próximas edições do noticiário.

Publicidade
WhatsApp chat