19.1 C
Brusque
quinta-feira, novembro 21, 2024
InícioNotíciasEmpresarialEvento do Grupo Opersan debaterá tratamento de água e efluentes da indústria têxtil; práticas...

Evento do Grupo Opersan debaterá tratamento de água e efluentes da indústria têxtil; práticas ambientais sustentáveis

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

O Grupo Opersan, líder em soluções ambientais para o tratamento de água e efluentes no Brasil, prevê fechar o ano de 2022 com um faturamento superior a R$ 120 milhões e planeja expansão em Santa Catarina, um mercado com enorme potencial, que a empresa já atua, e que representa aproximadamente 10% de todo o faturamento do Grupo. 

De acordo com Diogo Taranto, diretor de desenvolvimento de negócios, o Opersan entende que a operação de sistemas de tratamento de água e efluentes nunca deixará de ser um assunto crítico na indústria têxtil, pois envolve elevado consumo de água para geração de vapor, lavagens, acabamentos e tinturaria, assim como a geração de efluentes bastante complexos de serem tratados.  

Ciente desses desafios, o Grupo projeta ampliar sua base de clientes e dobrar a representatividade do setor têxtil em seu faturamento, atuando no polo têxtil de Brusque e outras cidades como Blumenau, Gaspar, Jaraguá do Sul incluindo o Vale do Itajaí. Para isso, a empresa se dispõe a colocar em prática um modelo de negócios único, que libera seus clientes dos investimentos iniciais necessários para a operacionalização das estações de tratamento. “O Grupo Opersan possui elevado nível de capacidade técnica e cases bem-sucedidos que lhe permitem projetar, construir, operar e manter novos sistemas de tratamento e/ou assumir operações existentes, promovendo modernizações, ganhos e performance e reduções de custo”, pontua Taranto.  

No mercado catarinense, o Grupo tem dentre suas operações mais exitosas: o de uma grande tinturaria na cidade de Guabiruba, onde são aplicadas tecnologias biológicas aliadas a processos físico-químicos para o tratamento dos efluentes brutos antes destes retornarem ao corpo receptor, atendendo integralmente todas as exigências legais requeridas. O case é um dos que serão apresentados durante o Opertex, evento que será promovido pelo Grupo, em 9 de novembro, no Monthez Hotel e Eventos, na cidade de Brusque.

Acompanhe a entrevista concedida ao Jornal da Diplomata.

Diogo Taranto, diretor de desenvolvimento de negócios no Grupo Opersan (Foto: divulgação/assessoria de imprensa)

Com a participação de indústrias, empresas, associações e players de todo polo têxtil e cidades de Santa Catarina, o encontro contará com apresentações de cases sobre o tratamento de efluentes deste setor específico e um painel exclusivo para debates de ações sustentáveis desta indústria. 

De acordo com Taranto, a complexidade para tratamento dos efluentes deste setor é enorme, envolve desafios muitos distintos onde precisamos alinhar elevado nível tecnológico, customizado e pensado exclusivamente para cada unidade fabril, e custos competitivos, pois a água é um dos principais pesos na fabricação e confecção de roupas, tecidos e utensílios. Além de que mais recentemente tem se falado muito em contaminantes emergentes, e a indústria têxtil através da produção de microfibras e microplásticos é uma das que mais contribuem para poluição do meio ambiente. A utilização de tecnologias avançadas por meio demembranas de ultrafiltração, osmose reversa e processos oxidativos como a ozonização torna-se ainda mais necessária para mitigação de eventuais impactos ambientais.  

“A gestão hídrica inadequada de plantas do setor pode gerar problemas operacionais e ambientais, resultando em autuação, multas e até suspensão das operações. Isso sem contar o impacto negativo que o descarte irregular desses efluentes pode gerar ao meio ambiente, inviabilizando cursos d’água e afetando o abastecimento da população. É exatamente para ajudar o mercado com essas questões que decidimos propor o evento”, resume. 

Sobre o Grupo Opersan 

Com mais de 30 anos de experiência, o Grupo Opersan é especializado em soluções ambientais para o tratamento de águas e efluentes, oferecendo ao mercado um portfólio de serviços que engloba a elaboração de projetos, construção, operação e manutenção de unidades dedicadas, bem como a realização de tratamentos de diversos tipos de efluentes em suas próprias estações. Atuando em mais de 1.000 clientes ativos de diferentes portes, segmentos e localidades, conta com as certificações ISO 9001, ISO 14001 e ISO/IEC 17025. O Grupo dedica-se a soluções customizadas, ambientalmente sustentáveis e economicamente vantajosas para atender às necessidades do mercado corporativo.  

Publicidade
WhatsApp chat