Em sessão ordinária realizada nesta terça-feira, 4 de outubro, os vereadores aprovaram projetos de lei, um requerimento, moções e pedidos de informação na Ordem do Dia. Os parlamentares também apresentaram na sessão uma série de indicações, matérias que não passam por votação.
O tema de necessidade de mais vagas nos centros de educação infantis retornou ao plenário. O assunto foi discutido com nova ênfase, de que a demanda está em crescimento, com tom de cobrança que recai sobre o Poder Executivo.
André Rezini voltou a defender que o município compre vagas no setor privado, como medida paliativa, até a construção de novos centros de educação infantil.
Uma hora antes da sessão, moradores do bairro Dom Joaquim estiveram em reunião com vereadores, para tratar da demanda de pais que buscam por vagas para o próximo ano. O presidente da associação de moradores, Valdir Hillssemann destacou que o encontro foi positivo e que algumas ações serão traçadas nas próximas semanas.
O líder do governo, Nick Imofh, respondeu sobre o tema da vaga em creches na tribuna, afirmando que o poder executivo vem tomando medidas para solucionar as demandas. Ao Jornal da Diplomata, Nick Imofh ratificou que o governo municipal busca solucionar o anseio dos pais e que será necessário diálogo com o governo do estado para ampliar o número de vagas.
O vereador Vanderlei Jacinto participou da última sessão no período como suplente na cadeira do vereador André Batisti, o Deco. Vanderlei comentou que o período foi produtivo, principalmente como as demandas apresentadas no bairro Steffen.
Setembro Amarelo
O Poder Legislativo recebeu nesta terça-feira, 04, a ocasião a Dra. Maria Jackelin Gil Ozuna, apresentou informações relativas ao “Setembro Amarelo”, mês dedicado à prevenção do suicídio.
A profissional é especialista em Medicina Interna e cursa pós-graduação em Psiquiatria no Instituto EME Doctors. A iniciativa foi da vereadora Marlina Oliveira (PT), apresentada no Requerimento nº 196/2022.
Projetos de lei
– Em segunda discussão e votação, Projeto de Lei Ordinária nº 74/2022, de origem legislativa, que “Declara de Utilidade Pública a Associação Educacional e Esportiva Além das 4 Linhas”;
– Em primeira discussão e votação, Projeto de Lei Ordinária nº 47/2022, de origem legislativa, que “Institui no município de Brusque o mês Junho Violeta, para a conscientização, o enfrentamento e a prevenção da violência contra a pessoa idosa”.