A Faculdade São Luiz estará apresentando nos dias 5, 6 e 7 de outubro, no auditório da instituição, o XX Simpósio de Filosofia, que nessa edição terá como tema “A Originalidade do Pensamento de Edith Stein”. O evento servirá de base para os debates, estudos e projetos de extensão, junto a escolas de Brusque e Guabiruba.
“Durante os próximos três anos, estaremos refletindo sobre Edith Stein. Ela é de descendência judaica, uma filósofa que estudou os grandes autores da Alemanha e, numa busca incansável de Deus, se converteu ao cristianismo e se tornou uma irmã Carmelita. Durante a 2ª Guerra Mundial, sendo judia, ela morreu no campo de concentração de Auschwitz, na Polônia. Porém, essa trajetória de Edith Stein como religiosa não apaga sua contribuição enquanto filósofa. Nas últimas décadas, principalmente, têm aumentado bastante a busca por seus pensamentos. É sobre essa grande mulher que iniciaremos nossas reflexões”, esclarece o vice-diretor do Colégio e Faculdade São Luiz, padre Aléssio da Rosa.
Segundo ele, neste momento a expectativa também se dá pelo retorno do evento presencial, após dois anos de pandemia. “Conseguimos nos adaptar de forma virtual, mas nada se compara com este encontro, com a possibilidade de esclarecer melhor as dúvidas, conversar com colegas e palestrantes, caminhar pelos corredores da faculdade e interagir com as pessoas”, explica.
Padre Aléssio da Rosa participou ao vivo do Jornal da Diplomata, momento que concedeu entrevista a Sérgio Ferreira.