Reunidos em sessão ordinária nesta terça-feira, 13 de setembro, os vereadores aprovaram projetos de lei, requerimentos, moções e pedidos de informação na Ordem do Dia. Na oportunidade, eles também apresentaram uma série de indicações e moções de pesar – matérias que não são submetidas à votação do plenário. Confira a seguir todas as proposições referendadas nesta data.
Tribuna livre
No início da sessão, o Poder Legislativo abriu o espaço de Tribuna Livre ao presidente da Associação de Moradores do Loteamento Planalto, José Carlos Bittencourt. O representante da comunidade relatou aos vereadores reivindicações relacionadas à infraestrutura da localidade.
No uso da Palavra Livre os vereadores ocuparam a tribuna para diversos temas. Em tom de cobrança, a vereadora Marlina Schissel (PT) usou o espaço para comentar sobre o corte de árvores da espécie garapuvu em uma área localizada no bairro Jardim Maluche, que segundo a vereadora, descontentou parte da dos moradores.
Entre outras críticas, Marlina disse que o governo municipal não tem sido zeloso com aspectos ambientes que envolvem o corte de vegetação.
Projetos de Lei
– Em primeira discussão e votação, Projeto de Lei Complementar nº 22/2021, de origem legislativa, que “Dispõe sobre o Ecoturismo e Atividades de Aventura Ecoturística no Município de Brusque e dá outras providências”.
O projeto foi apresentado pelo líder do governo, Nick Imofh, MDB, que em entrevista ao Jornal da Diplomata comentou sobre projeto. No entanto, inicialmente, o vereador respondeu sobre o tema de corte de árvores garapuvu, falando anteriormente pela vereadora Marlina.
– Em discussão e votação únicas, Projeto de Lei Ordinária nº 72/2022, de origem legislativa, que “Altera a Lei nº 3.270, de 30 de outubro de 2009, que denominou a via pública rua Carlos Zen”;
– Em discussão e votação únicas, Projeto de Lei Ordinária nº 73/2022, de origem legislativa, que “Altera a extensão da Rua FRANCISCO SIEGEL, denominada pela Lei nº 4.009, de 08 de julho de 2016”;
Vanderlei Jacintho é empossado vereador no Poder Legislativo
Suplente do Partido Liberal, ele ocupa uma cadeira na Câmara entre 8 de setembro e 7 de outubro
Vanderlei Jacintho (52), suplente do Partido Liberal (PL), foi empossado vereador na Câmara Municipal de Brusque. Ele ocupa o posto no período entre 8 de setembro e 7 de outubro no lugar de André Batisti, o Déco (PL). O titular da vaga está licenciado por um mês, para tratar, sem remuneração, de interesses particulares, conforme disposto na Resolução nº 09/2022 da casa legislativa.
Nascido em Brusque no dia 29 de dezembro de 1969, ele é casado com Kátia Elisabete Cavichioni Jacintho e é pai de Juan Carlos Jacintho. Vanderlei é Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Regional de Blumenau (Furb) e proprietário da JJ Molas. O vereador reside no Steffen, onde atua na liderança comunitária do bairro.
Essa é sua primeira experiência no Poder Legislativo, tendo alcançado a suplência com 395 votos. “Sou líder comunitário no bairro Steffen e como vereador vou continuar nessa luta de uma maneira mais ampla. Trabalhar necessidades que nossa cidade de Brusque tem e também atuar na fiscalização e acompanhamento dos trabalhos do Poder Executivo”, disse o suplente sobre seus objetivos para o mandato.