O sábado (20) será marcado pelo dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e a Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação de menores de 15 anos de idade. No total, são 18 vacinas que compõem o Calendário Nacional de Vacinação da criança e do adolescente. Os locais estarão abertos das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia.
O secretário de Saúde, Osvaldo Quirino de Souza, pede aos pais e responsáveis que levem suas crianças para a vacinação. “Precisamos vacinar nossas crianças, a poliomielite, por exemplo, um doença muito grave, que causou muitas sequelas, já estava erradicada no país, e com o descuido em relação à vacinação já está havendo relato de casos, então é uma doença que pode voltar, mas é muito fácil de prevenir, é uma gotinha, indolor, sem efeitos coletaria, é uma vacina segura que só vai fazer o bem, assim como as demais, por isso tragam as crianças para se vacinarem”.
A diretora de Vigilância em Saúde, Ariane Fischer, explica que as vacinas Covid-19 poderão ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais do Calendário Nacional, na população a partir de três anos de idade.
Confira os locais de vacinação (das 8h às 17h)
- Policlínica
- UBS Jardim Maluche
- UBS Guarani
- UBS Dom Joaquim
- UBS Cedrinho
- UBS Paquetá
- UBS Rua Nova Trento
- UBS Águas Claras
- UBS Ponta Russa
- UBS Limeira
- UBS Planalto
- UBS Santa Terezinha
- UBS Santa Rita
- UBS Bateas
- UBS Steffen
- UBS São Luiz
População que é grupo-alvo da Campanha
- Crianças menores de um ano de idade (até 11 meses e 29 dias), deverão ser vacinadas conforme as indicações do Calendário Nacional de Vacinação.
- Crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade (14 anos, 11 meses e 29 dias) não vacinados ou com esquemas vacinais incompletos, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação.
- De acordo com o Ministério da Saúde para a campanha contra a poliomielite, o grupo-alvo são as crianças menores de cinco anos de idade. As crianças de um a quatro anos deverão ser vacinadas indiscriminadamente com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico.