19.7 C
Brusque
sábado, novembro 23, 2024
InícioNotíciasGeralDia D Ecoponto recolhe meia tonelada de resíduos

Dia D Ecoponto recolhe meia tonelada de resíduos

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Pilhas, baterias, materiais eletrônicos, entre outros itens foram recolhidos na segunda edição do evento em 2022 e terão a destinação correta

O Núcleo de Gestão Ambiental da Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr) promoveu na última quinta-feira, 11 de agosto, a segunda edição do ano do Dia D Ecoponto. O evento, realizado desde 2014, ocorreu novamente nas dependências do Sesc, e recebeu diversos moradores de Brusque e da região que realizaram o descarte de pilhas, baterias, materiais eletrônicos, lâmpadas e também de esponjas secas. Ao todo, mais de meia tonelada de resíduos foram recolhidos e terão, a partir de agora, a destinação correta.

“O Ecoponto se tornou um evento que a própria comunidade passou a querer, a se interessar quando será a próxima edição, pois as pessoas já se habituaram a dar o descarte de forma mais imediata. Como Brusque não possui um ponto oficial de coleta, o Ecoponto auxilia neste processo. E esse retorno da população é sinal de que estamos no caminho certo, pois a maioria das pessoas já está consciente a respeito da importância do descarte, afinal, aqui vimos pessoas de todas as idades contribuindo, trazendo desde uma pequena pilha até materiais eletrônicos”, comentou a vice-coordenadora do Núcleo, Gabriela Lamin.

Esponjas

Esta foi a segunda edição do evento que contou com o recolhimento de esponjas, itens que em sua maioria, são descartados no lixo comum. De acordo com a coordenadora do Núcleo, por terem plástico em sua composição, as esponjas podem passar pelo processo de política reversa, onde as mesmas são encaminhadas ao próprio fabricante, que realiza o beneficiamento, para que o material volte para a população como produto. Para isso, são necessários 5kg de esponjas para serem enviados à empresa. “É mais um material que poderia estar se degradando no meio ambiente e, quanto mais pudermos enviar produtos para a reciclagem, melhor. Ficamos felizes em ter o apoio de diversas empresas, bem como voluntários para a coleta dos materiais, além de orientar a comunidade sobre a importância do cuidado com esses resíduos, não só para o meio ambiente, mas também para a questão social, pois muitas pessoas e empresas dependem da reciclagem”, acrescentou Gabriela.

Oficinas e conscientização

Nesta edição, a Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema) foi novamente parceira do evento, por meio de oficinas de educação ambiental para as crianças: tanto para alunos do Sesc, como também crianças que acompanharam seus pais no descarte dos itens. Uma das oficinas realizadas foi a de “bombas de sementes”, uma técnica ancestral japonesa usada para reflorestar terrenos acidentados, que consiste na utilização de papel picado (reaproveitado) e molhado, que envolve um pouco de substrato e sementes, como a de girassol, por exemplo. “É uma grande oportunidade de conscientizar as crianças, não apenas do descarte correto, mas como elas podem se engajar e fazer parte de um movimento maior, para melhorar o local onde elas moram. As crianças adoraram, se envolveram, algumas inclusive levaram para presentear os pais no Dia dos Pais. E sabemos que ações assim fazem com que no futuro elas estejam aqui como adultos, doando resíduos para o descarte correto”, comenta a responsável pela Educação Ambiental da Fundema, Viviane Lemes.

A representante da Fundema também destacou a importância da união entre os diversos setores da sociedade, em ações como a do Ecoponto, em prol do meio ambiente. “Os resíduos são uma responsabilidade compartilhada, ou seja, não somente do órgão ambiental ou público, mas também das empresas e da população como um todo. E essa parceria auxilia as pessoas a contribuírem e exercerem a parte delas para o descarte correto”, completou.

Entre as pessoas que foram até o Sesc para deixar alguns materiais estava o aposentado Márcio Leiva, morador de Tomaz Coelho, que costuma guardar os itens em casa até a realização de eventos, como o Ecoponto, para dar a destinação correta. “Sabemos que alguns materiais, como as pilhas, são muito nocivos, por isso a importância de guardar em casa e trazer aqui no Ecoponto, para evitar a contaminação. E a sensação é de contribuir para um meio ambiente melhor, que faz bem para a vida de todos”, pontuou.

O público que levou os itens até o local também recebeu a doação de mudas de flores, como forma de agradecimento pela contribuição.

A próxima edição do Dia D Ecoponto deve ser realizada em 2023.

Resultados

Confira as quantidades de materiais coletadas no Dia D EcoPonto (11 de agosto):

-Lâmpadas: 579

-Esponjas: 25

-Pilhas e Baterias: 106,30 kg

-Eletroeletrônicos: 451,40 kg

-Pneus: 0.

Texto e fotos: Ideia Comunicação

Publicidade
WhatsApp chat