Brusque recebeu na manhã desta terça-feira a apresentação do Plano de Desenvolvimento do Ecossistema Local de Inovação. O objetivo deste projeto que chega à cidade é estimular o empreendedorismo, além de fomentar e fortalecer o ecossistema de inovação nos municípios de Santa Catarina. Ele é executado pelo Sebrae, em parceria com entidades, empresas e prefeituras. Participaram do evento de lançamento representantes das cidades de Brusque, Guabiruba, Botuverá, São João Batista, Nova Trento e Canelinha no espaço Whizzo Coworking Company, na Vila Schloesser.
O ELI surgiu ao ser identificada a importância de adotar estratégias de atuação relacionadas ao grau de maturidade do ecossistema, e de concentrar esforços para estimular, gerar e consolidar empresas inovadoras. A metodologia promove ações planejadas e integradas, para que os resultados sejam maximizados e se reduza o tempo de consolidação de empresas inovadoras. E ao fazer esse trabalho em municípios de todas as regiões do Estado, o Sebrae/SC vai ao encontro de uma das bandeiras dessa gestão: reduzir as desigualdades por meio do empreendedorismo.
O trabalho é realizado em oito etapas: caracterização do ecossistema de inovação com a definição dos setores estratégicos; identificação do nível de maturidade do ecossistema de inovação; identificação dos pontos de intervenção; plano de intervenção; atuação conjunta dos atores e monitoramento do ecossistema.
O Jornal da Diplomata acompanhou o evento e repercute o assunto em próximas edições, com entrevistas realizadas pela reportagem.