O prefeito de Brusque, Ari Vequi, foi diagnosticado com dengue. O resultado do exame laboratorial divulgado na manhã desta quarta-feira (20) confirmou as suspeitas médicas. Desde o último domingo (17), Vequi vinha apresentando sintomas da doença, como febre alta e dores musculares e nas articulações.
Seu médico pessoal, Humberto Fornari, já vem acompanhando a evolução dos sintomas e por enquanto orientou o paciente a permanecer em repouso em casa, recebendo medicação para se recuperar da doença.
“A situação do prefeito é estável, porém estou acompanhando através de exames diários a evolução da doença e da recuperação. Seu estado de saúde inspira cuidados e caso necessário, não está descartada a necessidade de internação hospitalar”, declara o médico.
Em virtude dos sintomas e, agora da confirmação de dengue, Ari Vequi, cancelou todos os compromissos e sua agenda oficial. Ele permanece em casa no bairro Santa Terezinha.
Dengue na cidade
Brusque está em Estado de Emergência em decorrência da dengue. O decreto que reconhece a situação foi assinado há cerca de duas semanas pelo próprio prefeito Ari Vequi. Dados atualizados nesta terça-feira (19) apontam que a cidade já registrou 1092 casos da doença, com 781 focos ativos e quatro óbitos, somente em 2022.
Em decorrência do Estado de Emergência, estratégias mais severas já estão sendo utilizadas pela Secretaria de Saúde, entre elas a aplicação de fumacê nas localidades com maior índices de infestação do mosquito Aedes aegypti, que transmite a doença, mutirões de limpeza e trabalho mais intenso dos agentes de combates a endemias nos bairros.
As dicas de não deixar água parada, acúmulo de lixos e entulhos nos imóveis e os cuidados com a saúde coletiva, são repassadas pela equipe de combate a dengue em toda a cidade.