A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Brusque realizou na tarde desta terça-feira (11), uma coletiva de imprensa com a presença do Secretário de Saúde, Osvaldo Quirino de Souza e sua equipe. Também esteve presente no ato o prefeito em exercício, Pr. Gilmar Doerner e o médico infectologista, Dr. Ricardo Freitas.
Na oportunidade foram repassadas informações sobre as ações contra a Covid-19 e a onda de síndrome gripal, no município. Além disso, a Secretaria anunciou que, no momento, não há necessidade de reabertura do Centro de Triagem, conforme solicitação em oficio da Associação Empresarial de Brusque e Conselho de Entidades do município, já que ações estão sendo planejadas e executadas na cidade para o atendimento a população sintomática respiratória.
De acordo com o Secretário de Saúde, Dr. Osvaldo Quirino de Souza, foram disponibilizados mais 15 médicos para reforçar e prestar o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Policlínica, além de um médico a mais para regimento de 24h no Hospital Dom Joaquim e Azambuja.
A partir de quinta-feira, na Praça Barão de Schneeburg, será disponibilizado um ônibus com profissionais de saúde e duas tendas de testagem que estarão à disposição da população na Praça Barão de Schneeburg e Terminal urbano, com consultas que poderão ser feitas na hora. Em relação ao Terminal Urbano, a tenda será informativa. “São medidas adotadas em caráter de emergência, diante da realidade atual do município”, destacou o Secretário de Saúde.
A Secretaria de Saúde acredita que a reabertura do Centro de Triagem neste momento não se faz necessária, tendo em vista que já há uma estratégia e logística a disposição e a ser executada na cidade para atender toda a demanda deste surto de infecção respiratória.
Para o médico infectologista da rede municipal de saúde, Dr. Ricardo Freitas, este surto de infecção respiratória atual é resultado de toda a aglomeração de pessoas durante o réveillon 2021/2022. “A infecção atual, H3N2, influenza do tipo A, pegou todos de surpresa, e não há vacina disponível, ela deve chegar em março. O que é considerado tardio, já que muitas pessoas tem se contaminado dia a dia”, observa. “Focos de enfrentamento da pandemia neste momento é: evitar a mortalidade e a morbidade”, destaca o médico.
No Jornal da Diplomata de quarta-feira destacaremos amplamente este assunto, com entrevistas realizadas pela reportagem e repercussão dos ofícios encaminhados ao Secretário de Saúde pela ACIBr e Conselho de Entidades do município onde externam “preocupação acerca do aumento gradativo de pessoas buscando atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) com sintomas gripais”.