Na tarde de quinta-feira, 23, o presidente da Câmara Municipal de Guabiruba, vereador Cristiano Kormann (Progressistas) esteve no gabinete do prefeito Valmir Zirke, para realizar a devolução de um cheque simbólico no valor de R$ 167.656,05 (Cento e sessenta e sete mil, seiscentos e cinquenta e seis reais e cinco centavos), provenientes das “sobras” dos recursos repassados durante o ano de 2021.
Dos 6% do orçamento, que o Poder Legislativo tem direito, foram repassados um pouco mais de 2% desse percentual, mesmo assim o poder legislativo economizou e devolveu recursos que serão aplicados em outros setores.
Os recursos que a Câmara Municipal recebe são utilizados para manutenção das atividades legislativas, pagamento de pessoal e tributos.
Segundo o presidente o valor que retorna aos cofres do executivo é fruto da austeridade aplicada no dia a dia no poder legislativo. “A Câmara conta com poucos funcionários, não é pago diárias, não disponibilizamos telefonia móvel para os parlamentares e o veículo da casa é utilizado somente quando é necessário”, comentou Sano citando essa e outras ações que buscam a economia do dinheiro público.
O prefeito Zirke parabenizou a presidente e o poder legislativo pela seriedade no trato com os recursos. O chefe do executivo também ressaltou a harmonia entres os poderes durante o ano de 2021.