A prefeitura de Brusque, por meio da secretaria de Educação, realizou uma capacitação para professores alfabetizadores. A formação ocorreu na Unifebe nesta terça-feira (31) no formato bimodal (presencial e online). Ao topo participaram do evento cerca de 50 professores e teve como objetivo auxiliar na recuperação do aprendizado dos alunos durante o período da pandemia.
A assessora dos anos iniciais da secretaria de Educação, Irene Valim, destacou o papel desta capacitação. ”Essa formação vem por meio de um documento produzido com os professores da rede municipal, para diagnóstico dos aprendizados dos alunos. Com base neste documento, sentimos a necessidade de realizar um ciclo de formações para aperfeiçoar os professores, para que possamos melhorar a qualidade e recuperar o aprendizado que foi defasado por conta da pandemia. Com isso, o professor terá mais segurança em seu trabalho, aplicando as práticas que são discutidas, auxiliando assim uma aprendizagem mais significativa para os alunos,” disse.
Nesta primeira etapa a capacitação foi com professores de 1º e 2º anos e nesta quinta-feira (02) ocorre com professores de 3º anos, que serão contemplados com o projeto para auxiliar na recuperação das aprendizagens, que foram prejudicadas por conta da suspensão de aulas presenciais.
As formações ficarão à disposição dos professores e gestores em uma sala virtual criada na plataforma MOODLE, criando assim um acervo para que todos possam utilizar materiais das formações sempre que necessário. Para os próximos meses e para a abertura do próximo ano letivo, novos encontros formativos estão planejados.
Pauta das formações:
Diagnósticos de escrita;
Diagnósticos de leitura;
Diagnósticos de matemática;
Métodos de alfabetização e suas implicações;
Dificuldades de aprendizagem (em parceria com o NAMEI) Habilidades:
Desvelando e compreendendo o que pedem;
Compartilhando práticas pedagógicas exitosas;
Oficinas,
Para as turmas de 4º e 5º anos, a secretaria de Educação também está organizando formações com base nas necessidades dos professores.
Fonte: Secom