Neste ano, a imunização ocorre até 09 de julho, nas Unidades Básicas de Saúde
Começa nesta quarta-feira (09), a terceira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza de 2021. Neste ano, a imunização contra a gripe ocorre nas Unidades Básicas de Saúde. A estimativa da Secretaria de Saúde é contemplar nesta terceira e última etapa da Campanha da Influenza 2021 um total de 6.990 pessoas, dos seguintes grupos prioritários:
- Portadores de Comorbidades (Doença respiratória crônica, Doença cardíaca crônica, Doença renal crônica, Doença hepática crônica, Doença neurológica crônica, Diabetes, Obesos, Imunossupressão, Transplantados e portadores de trissomias);
- Pessoas com deficiência permanente;
- Caminhoneiros;
- Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, passageiros Urbano e de longo Curso;
- Trabalhadores portuários;
- Forças de segurança e salvamento;
- Forças armadas;
- Funcionários do Sistema de Privação e liberdade;
- População privada de liberdade, e, adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.
Desenvolvida em todo o país, a campanha segue cronograma estabelecido pelo Ministério da Saúde, com a distribuição dos grupos prioritários em etapas, até a data de 09 de julho. E, quem foi vacinado contra a Covid 19 deve aguardar 14 dias para receber a imunização contra a Influenza.
O terceiro grupo de pessoas contempladas com a Vacina contra a gripe e os demais grupos beneficiados que ainda não se imunizaram, podem se dirigir à sua Unidade de Saúde de referência que possua sala de vacina entre os dias 09 de junho e 09 de julho para receber a imunização. A Sala de Vacina no térreo da Policlínica, no Centro, também está à disposição da comunidade.
A Diretoria de Vigilância em Saúde de Brusque cita que, neste ano, está sendo administrada na população a Vacina Trivalente, do Instituto Butantan, que imuniza contra três tipos de vírus causadores da gripe: influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e influenza B.
Quem tomou a vacina contra a Covid 19
“Importante ressaltar que a pessoa que tomou a vacina Contra a Covid 19 precisa aguardar o período de 14 dias para então receber a imunização Contra a Influenza”, reforça a diretora de Vigilância em Saúde, Ariane Fischer.
Ainda sobre a vacinação contra a Influenza em pessoas com infecção por Covid 19, Ariane explica que não há evidências, até o momento, de qualquer preocupação de segurança na vacinação de indivíduos com história anterior de infecção ou com anticorpo detectável. “E refere-se aqui a pessoas que já tiveram a doença, porém, não se encontram mais com ela ativa no organismo”, acrescenta a diretora de Vigilância em Saúde. Ela aponta, ainda, que é improvável que a vacinação de indivíduos infectados, em período de incubação, ou assintomáticos, tenha efeito prejudicial sobre a doença.
Orientações
A Diretoria de Vigilância em Saúde pede que a comunidade atente, também, às seguintes precauções sobre a Vacinação:
Caso a pessoa manifeste doenças febris: o recomendado é postergar a vacinação até melhora do quadro;
Quem possui história de alergia ao ovo: deve informar à equipe de vacina, que vai discutir o caso. Porém, não significa que a pessoa alérgica ao ovo não poderá receber a vacina;
Pessoa com história pregressa de síndrome de Guillain-Barré: deve ser discutido com o médico o benefício ou não da vacina;
Doadores de sangue: podem doar após 48 horas da aplicação da vacina.
Não se vacina
- Crianças menores de seis meses;
- Pessoas com história de reações alérgicas a doses anteriores da imunização contra a Influenza.