Trabalhadores da empresa responsável pelo recolhimento de lixo em Brusque realizaram uma paralisação na manhã desta quinta-feira, 4.
De acordo com a versão apresentada por alguns profissionais do referido setor, após o contato com o Jornal da Diplomata, a paralisação se deve pela perda de um prêmio/bônus na folha de pagamento.
Os valores são de acordo com o tempo de trabalho na empresa.
“Tem gente que tem mais tempo de casa e ganha mil reais de prêmio, que usa pra pagar aluguel, a parcela do carro”, explicou.
Sobre a mudança de direção, os trabalhadores alegam que troca da direção não está de acordo com o esperado pela categoria.
“Acho que o ex-dono teria que chamar todo mundo e comunicar a venda, vamos dar a baixa na carteira e a nova empresa vai contratar vocês, isso não aconteceu”, comentou o trabalhador.
Recentemente, foi anunciado a compra da Recicle pela empresa Veolia, multinacional francesa, que passa a ser responsável pela concessão pública para o serviço de coleta de resíduos sólidos, que teve a aprovação do Poder Executivo. O contrato atual foi firmado em 2003, com o prazo de 25 anos, que se estenderá até 2028.
De acordo com as informações repassadas pelos trabalhadores, apenas um caminhão comercial saiu para o serviço de coleta. Ao todo seriam nove caminhões, em cada um com um motorista e dois coletores.
Procurada a companhia Veolia Brasil, atual responsável pela Recicle, informou que está tomando as providências necessárias. Conforme as últimas informações apuradas com a categoria de trabalhadores, o serviço deve ser retomado nesta sexta-feira. Reuniões entre representantes da direção da Veolia com os trabalhadores estão sendo agendados, para sanar as demandas dos colaboradores.
A reportagem está em busca de contato com a empresa responsável, para atualizar o quadro de informações. Notícia em apuração.