O presidente da CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas, Fabrício Zen, esteve ao vivo no Jornal da Diplomata na manhã desta quarta-feira, 13. Em destaque, o balanço das compras de natal e de final de ano em 2020.
Conforme Fabrício, as pesquisas apontaram um crescimento na intenção de compras via SPC de 3,6% no mês de dezembro, em relação a 2019.
“Não quer dizer que as vendas cresceram, mas tivemos um ano completamente atípico e de alguma forma o empresário conseguiu se reinventar e foi isso que fez que o comércio forte”, frisou Zen.
Alguns segmentos como calçadistas, cosméticos e de vestuário conseguiram manter percentual de vendas do ano anterior. O presidente da CDL avaliou que as ações do Governo Federal contribuíram para aquecer o comércio em geral, através do auxílio emergencial.
De acordo com os dados apresentados, desde o início da pandemia até meados de novembro, o volume de compras girou em torno de 17% comparado à 2019.
“O auxílio ajudou muito o varejo, foi uma grande quantia de valor injetado num curto espaço de tempo e chegou à uma classe de pessoas com necessidade de consumo”, frisou.
Sobre os protocolos sanitários contra à Covid-19 implementados no comércio, Fabrício destacou que o lojista foi orientado em manter os cuidados necessários. A CDL apresentou como alternativa o horário estendido.
“Buscamos a união dos lojistas para dar condições ao consumidor de poder fazer as compras com segurança”, destacou.
Entre as estratégias inovadoras no comércio, Fabrício comentou sobre as vendas online e plataformas digitais de vendas, através dos serviços mídias e redes sociais. Dentro deste cenário, a pandemia impactou os segmentos de entrega (delivere), tanto para empresas tradicionais como novos ramos em atividade.
“Foi uma mudança cultural com a transformação digital e por parte do consumidor de buscar novos atendimentos, acho que são os dois legados no âmbito empresarial”, frisou Fabrício.
Acompanhe a entrevista, realizada por Hamilton Júnior.