Depois de uma grande expectativa em 2020, o Campeonato Brasileiro de Basquetebol Adulto precisou ser adiado em virtude da pandemia do coronavírus, mas a bola já tem data para subir a partir de 2021.
Em reunião realizada na última semana entre CBB e clubes participantes ficou definido que o Campeonato Brasileiro da modalidade inicia em 7 de fevereiro, com previsão de encerramento em 30 de maio.
Mais uma vez o Brusque Basquete/FME/Aradefe/Trimania será um dos representantes de Santa Catarina na competição. A cidade também será uma das sedes da disputa, que terá vários cuidados e adaptações em virtude da pandemia do coronavírus.
Sistema de disputa visa segurança dos atletas
O Campeonato Brasileiro será disputado em sistema de bolha. A novidade foi aprovada pelos clubes e visa dar mais segurança aos atletas e todo o ecossistema do basquete diante dos últimos gráficos da pandemia da Covid-19, que cresce praticamente em todo o Brasil e dificulta projeções sobre fevereiro de 2021, quando a disputa começa.
As equipes das Conferências Gerson Victalino e Hélio Rubens Garcia se enfrentam em jogos de turno e returno, numa mesma sede, sem mexer no formato da competição. Oitavas de final, quartas e o Final Four terão suas sedes definidas futuramente.
Sedes
A Conferência Gerson Victalino terá sua sede do turno em Goiânia, com o Vila Nova/AEGB como anfitrião, entre 7 a 14 de fevereiro. O returno será entre 7 a 14 de março, com o Botafogo sendo o mandante.
Já a Conferência Hélio Rubens Garcia terá a Liga Esportiva Ponta Grossa como sede, entre 22 de fevereiro a 1º de março. O returno será na casa do Brusque Basquete/FME, entre 22 a 29 de março.
Todas as equipes deverão seguir os protocolos de Retorno ao Esporte estabelecidos pela Confederação Brasileira de Basketball, em documento publicado pela Área Médica.
Equipes
Com 12 equipes de três regiões do país, a competição conta com Botafogo, União Corinthians e o Vila Nova, todos com títulos nacionais em sua história. De Santa Catarina, confirmaram presença o Joinville Basquete, o Black Star, Brusque Basquete e Blumenau Basquete. Do Paraná, estão garantidos ADRM Maringá, Londrina Basketball e o NBPG Ponta Grossa, atual campeão do Brasileiro.
No Rio Grande do Sul, o União Corinthians volta ao basquete profissional, mesmo caminho faz o Vila Nova, de Goiás, que também terá o Vultures Anápolis. Osasco será o representante de São Paulo e o Botafogo fecha a lista no Rio de Janeiro.
Conferência Gerson Victalino
Botafogo
Basket Osasco
Anápolis Vultures
Vila Nova/AEGB
Basquete Blumenau
Black Star Joinville
Conferência Hélio Rubens Garcia
Ponta Grossa/NBPG
ADRM/Maringá
Londrina Basketball
Basquete Brusque
União Corinthians
Joinville Basquete