Em funcionamento desde o dia 16 de julho, o Centro de Triagem de Guabiruba atendeu, em menos de 10 dias, quase 400 pessoas. A média de atendimentos diários fica entre 40 e 70 pacientes/dia. Até as 16h desta sexta-feira, 24, 59 pessoas passaram pelo local.
De acordo com a secretária de Saúde de Guabiruba Patrícia Heiderscheirdt, a procura tem sido bastante grande. “Tanto que iniciamos com um médico e agora já estamos com dois para dar conta da demanda”, explica. O horário de funcionamento também foi alterado. No início o Centro de Triagem fechava ao meio-dia, mas agora funciona direto das 8h às 17h.
O Centro de Triagem de Guabiruba obedece aos protocolos gerais de atendimento determinados pelo Ministério da Saúde tanto para Covid-19 como para urgência e emergência. A ordem das consultas vai obedecer à classificação de risco e priorização entre os pacientes. “Idosos, gestantes e crianças sempre terão preferência. Isso é uma norma em qualquer lugar de atendimento ao público”, esclarece a secretária. Pacientes com sintomas respiratórios também têm prioridade no atendimento.
O local não funciona como um centro para exames. Como diz o nome, ali é feita uma triagem a fim de encaminhar os pacientes que necessitem de algum atendimento mais específico para a Covid-19. Segundo Patrícia, o aumento na testagem também é significativo desde a abertura do centro. “Isso era o esperado. Estamos fazendo mais coletas e com isso, os resultados positivos também tendem a aumentar”, avalia.
Todo cidadão guabirubense que apresentar sintomas respiratórios deve procurar o Centro de Triagem, que fica no Salão Cristo Rei, Centro. O funcionamento é de segunda a sexta das 8h às 18h. Após esse horário ou nos finais de semana, deve-se procurar o Hospital de Guabiruba.
Atendimentos Centro de Triagem de Guabiruba
16.07
51 consultas
17.07
44 consultas
20.07
69 consultas
21.07
45 consultas
22.07
76 consultas
23/07
52 consultas
24/07
59 consultas