A mudança causada pela pandemia da Covid-19 em todo o planeta foi encarada pela Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AmpeBr) com muita seriedade. Com os eventos cancelados em todo o Estado de Santa Catarina, inclusive a 53ª Pronegócio, que seria realizada no mês de maio em Brusque, a entidade estudou caminhos e formas de possibilitar as negociações entre clientes e fabricantes do segmento de confecção, através da Pronegócio Web. O evento, realizado nesta semana, de 13 a 17 de julho, entra para a história da entidade brusquense e das próprias rodadas de negócios, realizadas no município desde 1997.
Com uma plataforma própria, desenvolvida pela empresa DSIX Tecnologia, os clientes tiveram acesso a um showroom virtual, com fotos padronizadas de 10 mil looks disponibilizados para negociação, onde cada empresa participante tinha 60 referências disponíveis. Já no domingo, 12 de julho, o showroom foi liberado para visitação virtual dos clientes cadastrados para esta Pronegócio Web.
Participaram desta edição inédita e totalmente online do evento, 150 empresas fabricantes de Santa Catarina, que apresentaram a coleção Verão 2021. Quanto aos clientes, foram cerca de 600 compradores de empresas de todo o país, que prestigiaram a Pronegócio Web e tiveram a oportunidade de realizar negócios.
A cliente Deize Salete Mickus de Oliveira, de Ouro Preto do Oeste-RO, participa há dois anos da Pronegócio realizada pela AmpeBr. Ao receber o convite para a Pronegócio Web, ela prontamente aceitou, já que encontrou no evento uma possibilidade de realizar pedidos com as marcas que fazem parte da rodada. “Na minha avaliação foi um evento ótimo. É claro que uma avaliação melhor dos produtos adquiridos só conseguiremos ter depois que os pedidos chegarem aqui, até porque estamos em uma região quente e é sempre uma preocupação os tecidos utilizados. Entretanto, eu gostei muito da organização da Pronegócio, do modo com que foram apresentadas as coleções das empresas participantes. Conseguimos fechar bons negócios e foi muito importante ter esta oportunidade de continuar com nossas compras para empresa, sem correr o risco com nossa saúde”, avalia.
Avaliação da AmpeBr
De acordo com o presidente da AmpeBr, Ademir José Jorge, da ideia do evento à realização, foram três meses de muito trabalho. “Um evento pioneiro realmente, diante de um cenário em que os eventos presenciais não podem ser realizados, nós conseguimos tornar realidade a Pronegócio Web. Buscamos essa alternativa há três meses, e mesmo diante de tantas incertezas de ambas as partes, fabricantes e clientes de todo o Brasil, conseguimos concluir este evento totalmente online, com o sentimento de dever cumprido”, ressalta.
Em termos de resultados, Ademir enfatiza que os números chegaram a 30% do que é negociado nas rodadas tradicionais. “Sabemos da importância das Pronegócios para nossos associados e fabricantes que participam e mais uma vez conseguimos realizar um evento que oportunizou as negociações com a devida qualidade. Os resultados não são iguais aos eventos presenciais, onde o comprador vem a Brusque, é hospedado em um hotel, tem um aconchego todo diferenciado nos cinco dias em que fica aqui, com uma metodologia toda diferente para as negociações, que é algo único da Pronegócio. Conseguimos fazer uma plataforma com um desenho bem parecido de como funciona uma Pronegócio presencial, com showroom, com a escolha das empresas que ele quer negociar, e as vídeochamadas com os fabricantes. Essa humanização nas negociações entendemos que foi fundamental para o negócio, já que as marcas participantes puderam transmitir confiança e credibilidade aos clientes, uma marca registrada da Pronegócio. Então estamos muito felizes e otimistas”, acentua o presidente da AmpeBr.
Marcas avaliam resultados
As marcas participantes da Pronegócio Web também comemoram a realização do evento. Josiana Battisti Bittencourt da Specific Jeans comenta que o evento foi uma grata surpresa neste período tão desafiador para a economia. A empresa participa das rodadas de negócios da AmpeBr há 12 anos. “Me surpreendeu positivamente a agilidade que a AmpeBr teve de processar toda essa crise e transformá-la em uma oportunidade. Eles conseguiram organizar de uma maneira muito bem feita, toda parte de produção de fotos, a organização dos looks, porque são vários fornecedores, e tudo de forma imparcial, com uma pontualidade fantástica. Acredito que a organização desse evento foi um sucesso”, considera. “Quanto à plataforma, a maneira de venda, acho que vai ficar na história, inclusive muitos clientes elogiaram, pela forma prática e eficaz de compra, em que você consegue visualizar o look no corpo, ver o comprimento, os detalhes com muita nitidez… Na minha opinião o pessoal da AmpeBr, a cada edição, se supera. A gente sabe de toda crise que estamos passando, que o comércio está passando, mas a forma com que a AmpeBr trata o comprador, sempre visando a satisfação dele, acho que foi muito assertiva a realização dessa Pronegócio Web. Era o que tínhamos para o momento, uma maneira de podermos atendê-los e eles receberem a mercadoria com segurança, neste momento pelo qual passamos. Por ser uma experiência nova, acredito que foi um sucesso”, complementa.
Opinião semelhante é compartilhada por Samuel Rodrigo Scarpa da empresa Applicato, que participa da Pronegócio desde 2011. Ele teceu elogios ao sistema, à plataforma e toda organização do evento. “Sabíamos que seria uma rodada um pouco difícil, até porque roupa os clientes gostam muito de tocar, então é preciso temos que ter um jogo de cintura, uma habilidade para fechar os pedidos, mas conseguimos nos organizar muito bem. Tivemos acessos, tiramos pedidos e penso que este é o caminho, pelo menos enquanto essa pandemia estiver nos rondando”, avalia.
Elisiane mendes, da empresa Tocas, também compartilha sua satisfação em participar da rodada online. “Sabemos e entendemos que não é fácil inovar no cenário atual, mas se faz necessária uma mudança de atitude. Diante disso, é preciso parabenizar a diretoria da AmpeBr pela iniciativa e agilidade. As expectativas foram as melhores para o evento e acredito ser promissora esta plataforma de vendas, que está conectando clientes e fornecedores de uma forma interativa. Entendo que a Pronegócio Web chegou para somar resultados”, enaltece.
Próxima Pronegócio Web
Diante dos resultados positivos do evento, a AmpeBr já planeja a segunda Pronegócio Web de 1º a 4 de setembro, com a coleção Verão 2020/2021. “Estamos muito felizes e otimistas, pois é mais uma força, mais uma busca de resultados para estas empresas que neste momento não estão podendo trabalhar com seus representantes, pois muitas cidades estão com isolamento, com lockdown. Sabemos da dificuldade do lojista e a AmpeBr traz uma solução através de uma rodada de negócios virtual”, ressalta o presidente Ademir.
Fonte: Texto e imagens – Assessoria AMPE.