Uma operação denominada “Peixe Branco” foi realizada com sucesso na manhã desta quinta-feira, 21. A grande força-tarefa foi empregada para combater o tráfico de drogas em Brusque e região e contou com a participação conjunta de diversas equipes das policias Civil e Militar, incluindo apoio policial de praticamente do todos os municípios da Comarca, do Vale do Itajaí e do Vale do Rio Tijucas.
O delegado Alex Bonfim Reis concederá uma entrevista coletiva às 14h de hoje para detalhar a operação. Conforme nota encaminhada à imprensa, logo após a realização do flagrante na delegacia, o líder do esquema de tráfico seria um empresário ligado à comercialização de sushis e petiscos – que deu origem ao nome da operação.
O nome do empresário e dos demais presos não foram divulgados.
Acompanhe na íntegra o resumo da operação, encaminhado pela DIC – Divisão de Investigação Criminal da Polícia Civil de Brusque.
Na manhã de hoje, 21, policiais civis e militares deram cumprimento a onze mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventiva expedidos pela Vara Criminal de Brusque, após investigação iniciada na Divisão de Investigação Criminal de Brusque. Dez mandados de busca e apreensão foram cumpridos no município de Brusque, em diversos bairros e um mandado de busca apreensão no município de Porto Belo, bairro Perequê. Além disso, duas pessoas foram presas preventivamente no município de Brusque.
A operação é decorrente de um trabalho investigativo iniciado ainda em 2019, com a primeira fase deflagrada no mês de fevereiro de 2020, ocasião em que duas armas de fogo, drogas, apetrechos utilizados para a venda de drogas e aproximadamente R$35.000,00 foram apreendidos e uma pessoa presa em flagrante por tráfico de drogas.
Após continuidade das investigações, apurou-se que mais pessoas de forma associada estariam realizando a venda de drogas, sobretudo cocaína, no município de Brusque, em uma rede de contato até então bem articulada. O homem tido como líder do esquema criminoso é proprietário de um estabelecimento comercial onde são comercializados sushis e petiscos, o que originou o nome da operação “Peixe Branco”.
Nesta manhã foram apreendidos aproximadamente R$40.000,00, seis balanças de precisão e aproximadamente 120 gramas de cocaína, o que resultou na prisão de quatro pessoas em flagrante por tráfico de drogas e associação para o tráfico de drogas, e a confecção de dois termos circunstanciados por posse de drogas.
Participaram da operação policial desencadeada hoje policiais civis de Brusque, Itajaí, Blumenau, Gaspar, São João Batista, Major Gercino, Botuverá, Guabiruba, Itapema e Porto Belo, além de policiais militares do 18º Batalhão de Polícia Militar, totalizando 60 policiais.
Mais informações serão repassadas pelo Delegado Alex Bonfim Reis, titular da DIC de Brusque, oportunidade em que demais pontos da investigação poderão ser esclarecidos.